Considerações sobre o
trabalho prático realizado a partir do tema:
Letramentos Múltiplos
na EJA
Prezados
Cursistas,
Os textos foram bem escolhidos, com temas pertinentes,
atuais, apropriados para uma leitura a considerar múltiplos letramentos, porque
davam margem para este desenvolvimento. No entanto, nas apresentações orais a
respeito do trabalho com eles, ainda se percebeu uma abordagem expositiva a respeito
do tema que propunham. A principal preocupação percebida na maioria das
apresentações dos trabalhos foi com a exposição do tema e não com a apresentação
do texto como objeto de leitura a ser compartilhada/ debatida/desenvolvida com os
futuros alunos. Especialmente, não se percebeu a indicação ou apresentação de estratégias
para o desenvolvimento desta leitura ou que elementos se destacariam no texto. Esta,
porém, deve ser inicialmente, a nossa grande preocupação, fazer a leitura do
texto com os alunos e só depois partir para aspectos mais específicos de uma
determinada área do conhecimento.
Vamos ao debate!
Profa. Josefa
Pelo que entendi das apresentações dos palestrantes/ professores da EJA, a aula parte sempre de um texto, que por sua vez pode ser visual ou textual. Na abordagem inicial precisamos identificar junto com os alunos as principais características deste texto, estimulando-os a relacionar com suas experiências, para essa etapa o professor deve ter embasamento e sempre está pesquisando ou seja o professor pesquisador. Após esse primeiro contato o professor começa a introduzir assuntos referentes a sua área de atuação.
ResponderExcluirAproveito pra deixar um forte abraço a todos os colegas que participaram do evento.
Cleberton.
O professor da EJA inicialmente deverá fazer uma sondagem entre seus alunos e partindo dessa análise, verificar quais textos se enquadrariam e interessariam ao seu público EJA. Terminada essa etapa, se processaria a metodologia e estratégia para abordagem dos referidos textos, que consistiria em: se a escola dispuser, levar uma música juntamente com a letra e daí pedir que cada aluno comente a canção ou o que mais o tocou, um outro exemplo seriam cartazes e os próprios alunos podiam trazer recortes de jornais, revistas onde todos contribuiriam com um pedacinho daquele material. Após essa interação acredito que o professor poderia aos poucos aprofundar algumas temáticas necessárias para o desenvolvimento da clientela EJA.
ResponderExcluir