quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

III Dia do Curso: Leitura e Interculturalidade na EJA

Tema: O sujeito da EJA



15 comentários:

  1. Os sujeitos da EJA são as pessoas que não puderam estudar na idade certa e por algum motivo tenta recuperar-se dessas perdas e voltaram à escola, podem ser: jovens, adultos e idosos, que queiram aprender e ter perspectivas melhores de vida.
    Raul S.

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    1. O sujeito da Eja são pessoas consideradas adultas pela sociedade a que pertencem que por qualquer motivo não completaram o primeiro ciclo do ensino fundamental e portanto se encontram excluídos do mercado de trabalho. Diante dessa realidade, tais pessoas buscam enriquecer seus conhecimentos ou melhorar sua qualidade de vida e profissional através dessa modalidade de ensino.

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  2. O sujeito da EJA, são as pessoas que moram em periferias ou cidades pequenas, ou jovens que quem acelerar seus estudos, esses procuram por meio desse programa se situar nos estudos que muitos deixam de fazer no momento certo de suas vida por algum motivo.
    Claudiana Vilela.

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  3. O Sujeito da EJA são diversificados, na grande maiorias são trabalhadores que deseja galgar novas oportunidades em sua vida. São jovens, adultos e idosos, que não completaram seus estudos na idade certa e busca novos saberes.

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    1. As pessoas da EJA são jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso a escolarização na idade própria e retornam a escola em busca de “uma oportunidade de inclusão social”, a partir de conhecimentos coletivamente construídos. Trazem consigo uma bagagem excepcional de saberes e muitas vezes tem vergonha de expressarem , pois algumas vezes já passaram por experiências negativas na escola, onde alguns profissionais desconsideraram ou trataram como errados os seus conhecimentos. Tem “sede” de aprender e reconhecem o(a) professor (a)como a pessoa que tem um conhecimento a mais que o seu e que poderá auxiliá-lo neste percurso da alfabetização.
      Maria José Guimarães Vieira/Professora das redes públicas de ensino.

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  4. O Sujeito da EJA faz parte de um público diversificado, composto em sua maioria por pessoas que não tiveram acesso a escola em idade regular ou dela evadiram por motivos diversos. São trabalhadores que anseiam por oportunidades para si e/ou para os seus. Pessoas que buscam conhecimentos que lhes serão favoráveis a uma ascensão profissional e social.

    Att:
    Edivânia Santos Gonçalves Pitanga

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  5. O sujeito da EJA :
    Jovens e Adultos que por inúmeras razões não foram alfabetizados no tempo certo , geralmente porque precisariam trabalhar cedo , agora precisam da oportunidade de estudar para se agregarem inteiramente no processo social , essas pessoas agora buscam conhecimentos para sua alfabetização . Aluna : KARINNE SANTOS COSTA .

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  6. A Educação de Jovens e Adultos representa uma nova identidade. Entre as características destes alunos destaca-se à procedência, situação do trabalho, inserção na escola, escolarização, vínculo religioso, grupos etários e nível de escolarização.
    Pertinente ainda, a necessidade de uma formação docente que contemple as particularidades da EJA, conhecimentos e saberes teórico-metodológicos que contribuam para uma prática educativa que observe a diversidade de cada grupo, uma vez que a democratização da escola exige a construção de relações recíprocas de respeito às diferenças, aceitação e solidariedade que colaborem para o desenvolvimento de todos.
    Aluna: Erika Mayra

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  7. Os sujeitos da EJA são em sua maioria pessoas que não foram alfabetizados quando crianças, sendo que o professor da EJA tem que ter muita sabedoria no sentido de que tem que aproveitar todo o conhecimento que já carregam. Sem esquecer também dos adolescentes que participam dessa modalidade de educação, que caracteriza ainda mais a EJA com suas diversidades. Sempre lembrando a relação com o trabalho que é uma característica fundamental para entendermos esses sujeitos.

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  8. O sujeito da EJA como já foi caracterizado, é sobretudo um indivíduo que inspira cuidado, pois sua permanência na escola é vulnerável, principalmente quando as aulas não são prazerosas, fator que pode o levar a reincidente evasão. Estratégias que estimulem esse aluno devem ser aplicadas. Nesse sentido, é importante levar para as aulas leituras de textos, imagens, matérias de jornais etc. que sejam reflexivas e que levantem questionamentos palpáveis a sua realidade, considerando também seu ponto de vista. Uma sugestão interessante e que representa o exposto é o curta metragem "Vida Maria". Esse vídeo aborda temas educacionais, sociais, políticos, geográficos, históricos e culturais. É muito válido assistir porque como é um curta, dura pouco mais de oito minutos e é bastante significativo.

    Iranleide Ribeiro / Letras / UFS

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  9. O Sujeito da EJA são trabalhadores que não tiveram acesso à escola e que não concluiram seus estudos na idade certa por falta de oportunidades, são jovens, adultos e idosos que buscam novos saberes.
    GEOGRAFIA-UFS-EAD
    JUCICLEIDE SANTOS RIBEIRO

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  10. O sujeito da EJA quando jovem tem um olhar para o futuro. Na transição da infância para a fase adulta
    está ligado às inovações tecnológicas, aos modismos dos meios de
    comunicação, ou seja, às mudanças que ocorrem no mundo. O adulto está
    interessado na vida profissional, na sua inserção no mercado de trabalho,
    olhando para a sua situação de vida presente. O idoso busca ser cidadão, viver a sua vida em sociedade, sendo respeitado como pessoa e pelo seu passado, pela sua história de vida. Almeja viver na sociedade com
    dignidade.

    Magna Meneses

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  11. O sujeito da EJA, em poucas palavras, é o indivíduo, seja ele jovem, adulto ou idoso, que não concluiu ou não teve a formação básica na idade estimada e buscam na EJA esses conhecimentos.

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  12. Este comentário foi removido pelo autor.

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  13. Capaz como os estudantes das outras modalidades da educação básica, o sujeito (jovens e adultos) da EJA busca sua formação que não foi concluída no tempo estimado, buscando, assim, seus direitos como cidadão.

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