terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

SEGUNDO DIA DO CURSO: LEITURA E INTERCULTURALIDADE NA EJA












Refletindo sobre a concepção de letramentos múltiplos para EJA, somos convidados a encontrar alternativas metodológicas para a inserção da leitura e escrita como conteúdos estruturantes para a mediação pedagógica na EJA.
Escolha um dos questionamentos abaixo e, a partir do conteúdo partilhado no encontro, emita um parecer a respeito do que se propõe:
a)      Como se distingue uma aula expositiva de uma aula a partir da leitura de um texto?
b)      Que impactos a leitura de um texto pode causar em sala de aula?
c)       Que diferença(s) aponta entre as apresentações de trabalho que presenciou?
d)      O que significa: ativar os conhecimentos de que o aluno já dispõe sobre a temática do texto?

e)      Como pode o aluno ser instigado para a leitura de um texto? Exemplifique.

35 comentários:

  1. Tatiana/Museologia-UFS4 de fevereiro de 2014 às 19:51

    O impacto da leitura de um texto que pode causar nas aulas é que o aluno espera que o professor explique sobre o conteúdo a ser abordado.Portanto se este profssor leva um texto instiga o aluno a obsevar de otra maneira que o mesmo conteúdo pode ser abordado através de um texto.

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    1. Quando o professor´torna a aula de forma diferente, também traz impacto na sala de aula

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    2. a) Como se distingue uma aula expositiva de uma aula a partir da leitura de um texto?
      R: Na aula expositiva o professor é o centro das atenções, geralmente ele é quem expões seu conhecimento perante os alunos, já a aula a partir da leitura do texto é mais participativa, é onde o professor tem a oportunidade de ouvir a opinião dos alunos e, portanto conhecê- lós e a parti daí então mediar aquisição do conhecimento.
      b) Que impactos a leitura de um texto pode causar em sala de aula?
      R: Aumenta a interatividade e a possibilidade dos alunos se expressarem expondo assim seu conhecimento de mundo e colaborando com a produção do conhecimento.
      c) Que diferença(s) aponta entre as apresentações de trabalho que presenciou?
      R: Eu presenciei que a leitura de texto pode ser feita em diferentes disciplinas, desde o Português até a Matemática esse recurso pode ser utilizado explorando e abordando assuntos variados.
      d) O que significa: ativar os conhecimentos de que o aluno já dispõe sobre a temática do texto?
      R: Significa trazer a tona suas experiências de vida, e fazer uma leitura de mundo além das palavras.
      e) Como pode o aluno ser instigado para a leitura de um texto? Exemplifique.
      R: Geralmente o texto vem acompanhado de imagem. Primeiramente podemos despertar sua curiosidade explorando o entendimento do aluno a respeito dela.Somente depois de ouvirmos todas as opiniões. Começaremos a leitura do texto escrito, pois nesse momento os alunos já estão curiosos para saber o que de fato acontece na estória.

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    3. Um texto pode causar importante impacto. A depender do tipo de texto a aula pode ser muito participativa, o conteúdo poderá ser trabalhado e alcançar os objetivos desejados. No entanto alguns cuidados devem ser tomados:
      1- Selecionar o tipo de texto de acordo com a realidade da turma (faixa etária, nível de interesse, diversidade textual)
      2- O professor deve fazer leituras prévias;
      3- Planejar a dinâmica de apresentação do texto
      4- - permitir a interação entre o texto e os leitores
      5- - Planejar roteiros para o debate
      6- - Avaliar a atividade
      Maria José Guimarães Vieira/Professora das redes públicas de ensino

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  2. Tatiana/Museologia-UFS4 de fevereiro de 2014 às 20:03

    O texto deve ser de fácil entendimento;O professor ser o mediador e deixar o aluno dar sua opinião de acordo com seu entendimento e os outros alunos participem desta discussão do texto proposto.

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  3. a) Como se distingue uma aula expositiva de uma aula a partir da leitura de um texto?
    Uma aula expositiva o professor falar tudo que sabe e o aluno aprende o que lhe foi passado, já uma aula a parti de um texto o professor observa o entendimento do aluno a respeito do texto trabalhado. Como foi dito na aula de um texto o professor fala menos e escuta mais.
    Josenildo Tertuliano História UFS EAD

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    1. Bem colocado, mas é importante ressaltar que na aula expositiva o aluno fica anulado de externar seu ponto de vista acerca da abordagem, tendo o professor como detentor da verdade absoluta. A distinção consiste na diversidade de interpretação de acordo com a capacidade cognitiva do sujeito. Assim, o texto abre essa possibilidade e o professor sai da condição de repassador para mediador de conhecimento.

      Iranleide Ribeiro / Letras / UFS

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  4. Na metodologia do ilustre Paulo Freire, o processo de ensino e aprendizagem, começa a partir de palavras ou temas que estão no cotidiano do aluno. Diferenciando-se do método Tradicional e instigando o aluno a reflexão.
    Rejane/ História

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  5. Trabalhar palavras e temas que estão no cotidiano do aluno, leva o mesmo a prática de leitura e o instiga a reflexão.
    Rejane/História

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    1. Concordo plenamente, pois acredito que o professor deve integrar-se à vida do aluno, levantando debates na sala de aula sobre diversos temas que façam parte do cotidiano do aluno. Por isso deve se discutir assuntos de toda ordem, falar sobre o que os alunos gostam tornam a aula e o gosto pela leitura mais atrativo e prazeroso, isso irá fazer com que eles desejem outros temas e estimule o senso critico. Acrescento ainda que a leitura é principal forma de se construir opiniões próprias, e pode ser estimulada em toda e qualquer atividade ou disciplina.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. d) O que significa: ativar os conhecimentos de que o aluno já dispõe sobre a temática do texto?

    Significa permitir aos alunos, em participação coletiva, construir o conhecimento a partir de suas experiências. Cabe ao professor servir como um guia/orientador das ações em sala, sugerindo, perguntando e organizando as ideias que foram apresentadas pelos alunos. Todos os integrantes da sala de aula aprendem e ensinam simultaneamente. O professor também aprende e o aluno também ensina.

    Filipe Mendes/ Ciências Biológicas

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    1. Comungo de suas ideias, Filipe. Os conhecimentos prévios dos alunos devem ser instigados pelo professor como nos dizem os documentos oficiais da Educação. Essa proposta está relacionada com a pergunta "a", pois, o professor deve ser o mediador da aprendizagem do aluno e nunca a fonte de todos os saberes. Como muito bem colocou a prof. Josefa, "Não somos seres completos", assim sendo, temos algo a acrescentar nos alunos e os alunos em nós.

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  8. A aula expositiva volta-se exclusivamente ao conteúdo programático,nela o aluno é oprimido, não é estimulado a pensar e sim a fazer cópias do que é escrito, sem abrir espaço a temas vivenciados no nosso cotidiano, é uma pura reprodução e repetição de tudo aquilo que já é estigmatizado, sem questionamentos, sem motivação, sem a curiosidade, sem querer buscar a raiz das dadas respostas.Porque o aluno chegou a tal conclusão, nada tem uma única resposta, pois todos nós temos visões diferentes, e porque não procurar o ponto de partida dessa chegada, não estimular ao raciocínio, o que desejamos não é a formação de seres pensantes.

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  9. O TEXTO
    Instigar o aluno para o desenvolvimento da leitura de um texto deve passar por um processo de etapas de conquista. Poderíamos sugeri inicialmente :
    A escolha aleatória de um texto ou a apresentação de um texto já programado para a aula.
    A Leitura de um texto
    Etapas / sequencias sugeridas:
    a- A leitura do texto imagem.(o que a imagem sugere, provoca, remete... ? que conhecimentos eu associo ao que vejo... ?)
    b- Discuti o título apresentado. ( se este título é apresentado literalmente, ou metaforicamente, ironicamente... e contextualizar os porquês da escolha do autor)
    c- Pedir que os alunos expressem seus sentimentos sobre a imagem seja de forma escrita, oral, gestual e /ou outra forma)
    d- Contextualizar , trazendo-o para o cotidiano. Sugeri que os alunos façam suas “pontes”, “teias”, ligações diversas ente o assunto apresentado e a vida.
    e- Motivar a produção de novos textos e após a produção fazer com que eles sejam conhecidos e lidos entre eles.( valorizar a autoria e toda e qualquer escrita)
    f- Mostrar a importância da(s) função(ões) social(ais) do texto que vai além de INFORMAR e assume novos caminhos como denunciar, cativar, divertir, convencer, promover, aliciar, estimular, crer, doutrinar, libertar dentre outras.
    Estes seriam alguns dos itens do processo de conquista.
    Profª Ranúsia Pereira –Rede Estadual –EJAEF e EJAEM.

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  10. A partir das apresentações do 2º dia, foi interessante observar como cada pessoa ou grupo desenvolvia um determinado tema baseado em suas experiências na sala de aula e/ou vivências adquiridas com o tempo.
    É importante destacar que para determinado assunto existe diversas formas de abordagem mantendo sempre em foco a interação aluno/professor. A utilização do texto em sala de aula pode estimular o aluno a participar aproveitando seus conhecimentos da rotina diária. O texto pode ser abordado junto à utilização de imagens que retrate o tema ampliando a concepção e capacidade de criticidade do aluno.
    Cleberton Artes/licenciatura/ufs.

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  11. b) A leitura de um texto pode causar vários impactos. Depende da influência que o assunto do texto representa aos alunos, como também se for um assunto desconhecido. A leitura de um assunto que já é conhecido, como, por exemplo, alguma culinária típica da região, vai permitir um diálogo mais próximo, porém para alguns alunos pode ser um assunto novo, já que se deve levar em consideração a diversidade da EJA.
    Iara Melo

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  12. O ser humano adquire conhecimentos ao longo de sua vida que são guardados na memória e que se torna um ótimo meio de ligação para a partir de um tema determinado criar novas conexões , novas ideias e conhecimentos , se torna ago mais rentável e atrativo para o aluno relembrar o que já viveu e com base nisso aprender mais.

    Raul S.

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  13. O Terceiro dia do curso foi muito proveitoso, esclareceu dúvidas referentes ao público alvo da EJA, mostrou que diversidade deve ser vista de forma positiva e deve ser trabalha de forma corriqueira em sala de aula, para sim tratarmos da maneira correta à todos e atender a cada um em sua necessidade específica, dentro de sua história e sua cultura.

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  14. O discente traz consigo diversas experiencias de vida, as quais deverão ser valorizadas pelo professor. Cabe a esse ultimo, lapidar essas experiencias fazendo conexões com as ciências, só assim o tornará um ser investigativo, participativo e reflexivo do seu próprio meio.

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  15. Letramento multiplo é um assunto que todo professo tem que ter noçao da importancia para que tenha um conhecimento amplo para lecionar e dar oportunidade de conhecimento aos alunos sem limita-los. Levando em conta o conhecimento precivio de cada aluno para conseguir passar novas informações, instiga-los a ler e a escrever. a ser um cidadão conciente e crítico.
    CLaudiana Pinto Vilela. Letras VErnaculas.

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  16. Devemos respeitar suas histórias de vida, despertá-los para a busca e descoberta de novos conhecimentos , ampliando sua visão de mundo de ser humano e da sociedade, por meio de recursos variados - vídeos , slides, jornais, livros, debates e palestras.Marizete Santos Rodridues

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  17. Diante dos argumentos do terceiro dia, podemos perceber o quanto ainda há o que se fazer pela EJA no nosso Estado. Ainda há, infelizmente, uma visão de educação de menor qualidade e de supletivo. Devemos superar tais visões e trilharmos a fim de atendermos as necessidades dos discentes, tratando de forma diferentes os diferentes e dando igualdade de oportunidades a todos.

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  18. A aula expositiva é importante, pois inicia um debate e conhecimento do assunto a ser trabalhado em sala com seus alunos. Mas devemos nos manter somente na exposição, é necessário um diálogo maior com seu aluno, ouvi-lo também, faze-lo interagir estimulando-os a construir conhecimentos que sejam de grande valia para sua formação de cidadão, pessoal e profissional.

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  19. Trabalhar com leitura de textos é o caminho mais eficaz para obter a interdisciplinariedade que comentamos em uma das palestras. Um professor de Língua Portuguesa consegue discutir temáticas referentes à sexualidade, ao tráfico de drogas, à política, e ainda comentar a estrutura do texto, o uso dos verbos, o gênero textual escolhido pelo autor para expressar-se da melhor forma, etc. Tudo isso em um diálogo que conta com a participação do aluno e do professor, e não apenas com o professor expondo conteúdos. Os textos podem ser cômicos, intrigantes, críticos, informativos, divertidos, emocionates, enfim, despertar vários sentimentos e trazer aprendizado efetivo.
    Nas experiências que tive com a EJA, observei um fato em duas escolas: “Os alunos não leem”. Foi o que me informou a professora ao iniciar o estágio como maneira de me aconselhar a não utilizar textos para não frustrar minhas expectativas. Eu me perguntei: Os alunos não têm textos na sala de aula porque não leem ou os alunos não leem porque não têm textos na sala de aula? Levei textos para sala de aula e percebi que o que faltava era compromisso da parte dos professores para assumir esse desafio.
    Maiara Correia
    Letras Vernáculas-UFS

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  20. Na aula expositiva há exposição do conteúdo pelo professor, já na aula a partir da leitura de um texto há espaço para questionamentos, críticas, discussões e reflexões, onde o conhecimento possa ser sintetizado por todos.
    Suellen Rodrigues

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  21. A) Todos nos sabemos que aulas expositivas e de extrema importancia para o debate em sala de aula que acaba incentivando o aluno a ler mais sobre os conteudos exposto pelo professor durante todo o ano letivo. Como nos aqui estamos falando da EJA, ainda acho que o modelo que esta ai para nossos alunos e muito falio e pouco incentivado por alguns gestores.

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  22. Alfabetizar jovens e adultos não é um ato apenas de ensino – aprendizagem é a construção de uma perspectiva de mudança no inicio, na época da colonização do Brasil, as poucas escolas existentes era pra privilégio das classes média e alta, nessas famílias os filhos possuíam acompanhamento escolar na infância, não havia a necessidade de uma alfabetização pra jovens e adultos, as classes pobres não tinham acesso a instrução escolar e quando a recebiam era de forma indireta, de acordo com Ghiraldelli Jr. (2008, p. 24)

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  23. Ativar o conhecimento do aluno sobre o a temática do texto a partir do que ele já dispõe, é nunca rejeitar a opinião de uma aluno, pois a mesma pode está ligada ao seu habitus ou
    seja ,as experiencias vivenciadas. Também é construir textos que facilitem a reflexão do aluno e que o leve a criticar, elogiar e formar opiniões sobre os assuntos abordados.
    Rejane/ História

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  24. Numa aula expositiva o professor apresenta o conteúdo de forma oral ou escrita, sem que haja espaço para questionamento sobre o assunto. Nesse caso, o professor é o foco, o centro das atenções, enquanto que na aula ministrada a partir da leitura de um texto o professor pode interagir com os alunos, proporcionando questionamentos, crítica e reflexões.

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  25. a) Uma alua expositiva o professor fala e apresenta tudo que ele sabe e o aluno aprende tudo que lhe foi passado sem questionamentos sobre o assunto, e a partir de um texto o professor observa o entendimento do aluno, fala menos e escuta mais.
    Jucicleide Ribeiro- Geografia-EAD

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  26. Letramentos Múltiplos na EJA (Educação para Jovens e Adultos ) ,consiste em mostrar aos alunos as possibilidades de agir no mundo por meio da leitura e da escrita .A alfabetização é de extrema importância , pois o uso da leitura e escrita é usado como prática social .Letramento não significa apenas ler e escrever , mas define também um estado ou condição de um sujeito .A educação para jovens e adultos consiste , na colaboração para pessoas que não se escolarizaram na idade correta por razões inúmeras .A educação para jovens e adultos procura resgatar essa dívida social .Um dos princípios fundamentais é a valorização do que esses estudantes já trazem , porque eles são jovens e adultos então eles já conhecem e já vivenciaram muitas coisas , uma experiência de vida ,e isso pode fazer muita diferença na construção do conhecimento .Então é necessário estimular na formação de professores que se especializam na EJA e na adequação dos materiais didáticos .É preciso ter uma valorização dos conhecimentos prévios já que existem materiais didáticos , porém os materiais são pouco adequados .A importância da alfabetização para jovens e adultos vai propiciar conhecimentos para que os mesmos tenham a oportunidade de conhecer os seus direitos e conhecer a CLT que é a consolidação das leis trabalhistas , já que essas pessoas trabalham . Também a questão dos acidentes de trabalho como ele pode utilizar os EPIS que são os equipamentos protetores individual , enfim , em assuntos gerais . Aluna : KARINNE SANTOS COSTA

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  27. Aula expositiva e leitura de textos pelo aluno é essencial no processo de ensino aprendizagem, no entanto é preciso que o educar saiba traçar o perfil dos seus alunos, buscando desenvolver aulas interativas e criativas. \promover a interação, participação, reflexão, interpretação.
    Fazer uma aula expositiva não é falar para si, é fazer o outro entender, e isso se faz com a participação de todos. Instigando o aluno a interagir, descobrir o sentido da aula, do texto apresentado, associar a vivências, realidades, culturas. Alunos do EJA não são crianças em miniatura, são pessoas que já possuem visão de mundo, de vida, precisam portanto serem inseridas gradativamente nesses fatores com a aquisição de conhecimentos, aprimoramento de ideias e troca de experiências.
    Há muitas maneiras de se trabalhar uma aula expositiva, a exploração de textos, que seja feito então de maneira a enriquecer o ensino aprendizagem.

    Att.
    Edivânia Santos Gonçalves Pitanga

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  28. Letramentos Múltiplos na EJA (Educação para Jovens e Adultos) Consiste em formar o cidadão para novos desafios, descobertas, conhecimentos. Em se tratando da forma como se deve proceder as aulas expositiva e a leitura de textos propostas aos alunos é essencial que no processo de ensino aprendizagem, no entanto que o educador saiba traçar o perfil dos seus alunos, buscando desenvolver aulas interativas e criativas. promover a interação, participação, reflexão, interpretação.
    Fazer uma aula expositiva não é falar para si, é fazer o outro entender, e isso se faz com a participação de todos. Instigando o aluno a interagir, descobrir o sentido da aula, do texto apresentado, associar a vivências, realidades, culturas. Alunos do EJA não são crianças crescidas, são pessoas que já possuem visão de mundo, de vida, precisam portanto serem inseridas gradativamente nesses fatores com a aquisição de conhecimentos, aprimoramento de ideias e troca de experiências.
    Há muitas maneiras de se trabalhar uma aula expositiva, a exploração de textos, que seja feito então de maneira a enriquecer o ensino aprendizagem.

    Att.
    Edivânia Santos Gonçalves Pitanga

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  29. Obter do aluno os conhecimentos de mundo que ele possui, para a partir disso trabalhar a temática do texto e suas possíveis interpretações.

    d)

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