terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A EJA EM FOCO

Alguns questionamentos a partir do que foi expresso pelos grupos, na noite de ontem, acerca do tema: Histórico e Base Legal na EJA

Você pode escolher um dos itens abaixo e expor a sua compreensão.
O comentário de cada um deve levar em consideração outro(s) comentário(s) que já tenha(m) sido feito(s) pelo(a) colega sobre o mesmo item.

   

1 - Década de 60 - Pode-se estabelecer alguma relação entre Paulo Freire e a criação do MOBRAL?

2 - Década de 60 - É possível apontar alguma diferença entre Cruzada do ABC, Movimento Nacional de Base e MOBRAL?

3 - Década de 70 - O MOBRAL obteve grandes investimentos. Quais? Qual o objetivo?

4 - Muitas campanhas foram sendo lançadas, ao longo das décadas, voltadas à educação de pessoas jovens e adultas. Vivemos essa mesma situação hoje? Por quê?

5 - As Diretrizes Curriculares, instituídas no ano 2000, são ainda uma novidade para a maioria dos que atuam na EJA? Por quê?


Aguardamos a sua participação!!!!

Profª Giselma








39 comentários:

  1. 4 - Sim, ainda vivemos essa mesma situação. Pois as Políticas Públicas voltadas à educação de jovens e adultos, não conseguiu alcançar de forma plena aqueles que dela ainda necessitam. Um exemplo disso é a população rural residente nos povoados mais afastados do sertão e semi-árido sergipano, onde o índice de analfabetismo ou analfabetismo funcional é muito alto.
    Profº Laudelino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana-Museologia-UFS5 de fevereiro de 2014 às 19:51

      Como foi dito durante a palestra a eja teve avanços portanto a passo lento,mas isto não quer dizer que não houve.Teve avançosmas poderia ser melhor se as Políticas Públicas, não inventasse projeto mal elaborados pra atingir esta faixa etária de jovens e adultos.

      Excluir
  2. 1-A educação de jovens e adultos sofre grande criticas deste o período imperial, com o passa do tempo metodologias são usadas para o seu desenvolvimento, mas as criticas não deixam de surgi, contudo foi extinta por não obter resultados positivos. Na década de 60 Paulo Freire surge com suas ideias inovadoras e pensamentos ideais para a EJA.Dai nasce então um clima de mudanças. Em 64, foi aprovado o Plano Nacional de Alfabetização, que deveria atingir todo o país, orientado pela proposta pedagógica de Paulo Freire, mas, foi suprimida pelo golpe militar de 64 e substituída pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Josenildo Tertuliano. História UFS EAD

    ResponderExcluir
  3. 1 - Questão:
    Paulo Freire tinha a educação como prática de liberdade, acreditava que era possível ensinar qualquer um a ler e escrever, além de ter a preocupação com a formação do homem enquanto ser pensante, sua metodologia levava em conta a experiência de vida dos indivíduos.
    O MOBRAL foi criado pela Lei número 5.379, de 15 de dezembro de 1967, propondo a alfabetização funcional de jovens e adultos e tinha a preocupação tão somente de fazer com que seus alunos aprendessem a ler e escrever, porém, sem uma preocupação maior com a formação do homem.
    A metodologia de alfabetização do MOBRAL não se diferenciava sobremaneira do método proposto por Paulo Freire. A diferença estava na visão sobre o homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será mesmo, Laudelino, que o MOBRAL e o método Paulo Freire não se diferenciavam?? São convergentes??

      Todos podem participar desta discussão!!!

      Excluir
    2. No meu entender,o método de Paulo Freire se diferenciava do método Tradicional que era aplicado no MOBRAL.
      Rejane/ História

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Pelo que pude entender as metodologias implantadas pelos dois são divergentes, o MOBRAL tinham a intenção de inibir os ideais educacionais de base libertadora dos movimentos de cultura popular, que por sua vez compartilhavam de algumas ideias do educador Paulo Freire, que apresentava em seus princípios educacionais o pensamento crítico e libertador junto às classes desfavorecidas. Algumas práticas freirianas foram postas em prática pelo MOBRAL na tentativa de somente esconder as reais intenções do governo daquele momento que visava o controle educacional da população, possibilitando assim, a manutenção do poder.

      Excluir
    5. Conforme o resultado de algumas pesquisas que fiz, as informações que obtive foi que o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) foi a respostado regime militar à grave situação de analfabetismo no país. Criado em dezembro de 1967, com o objetivo geral de erradicar o analfabetismo e possibilitar a educação continuada aos jovens e adultos, esse programa demonstrou a necessidade de dar continuidade à escolarização. O modelo de alfabetização proposto e as técnicas utilizadas consistiam em codificações de palavras preestabelecidas, escritas em cartazes com as famílias fonéticas, quadros ou fichas de descoberta, muito próximos das metodologias anteriormente utilizadas no modelo de Paulo Freire. No entanto, havia uma diferença fundamental: as “palavras”, tanto quanto as fichas de codificações eram elaboradas da mesma forma para todo o Brasil, a partir de problemáticas sociais particulares do povo. Tratava-se fundamentalmente de ensinar a ler, a escrever e a contar, deixando de lado a autonomia e a conscientização crítica e transformadora da linha iniciada por Paulo Freire. Então podemos afirmar que com relação à técnica existia certa relação, porém se referindo ao contexto social, o qual deveria ser levado em consideração, não havia relação alguma. Pois a proposta de Freire previa a realização de uma pesquisa que deveria ser realizada pelo educador, acerca da realidade existencial do grupo junto ao qual iria atuar. Concomitantemente, deveria ser feito um levantamento do universo vocabular, ou seja, das palavras utilizadas por esse grupo para expressar sua realidade, com o objetivo de levar o alfabetizando a assumir-se como sujeito de sua aprendizagem, valorizando a cultura local. Desse uni- verso, o educador deveria selecionar as palavras com maior sentido, que expressassem as situações existenciais mais importantes para o grupo. Depois, seria necessário selecionar um conjunto que contivesse os diversos padrões silábicos da língua, organizando-o segundo seus graus de complexidade. Essas seriam as “palavras geradoras” a partir das quais se realizaria tanto o estudo da realidade, quanto a leitura e a escrita, ou seja, a leitura de mundo e a leitura da palavra.

      Excluir
  4. 1ª Questão:
    - Paulo Freire estava a frente do Projeto pedagógico da Educação para Jovens e Adultos (EJA) , com um foco que estava voltado para a educação popular .O MOBRAL( Movimento Brasileiro de Alfabetização) foi um projeto que orientou -se pela proposta pedagógica de Paulo Freire .O MOBRAL foi criado em 1967 e Paulo Freire foi a chave para a criação do mesmo . Paulo Freire um homem culto e rico em conhecimentos alfabetizou 300 cortadores de cana em 45 dias , usando estratégias que criadas por ele , ensinava o aluno a partir daquilo que o aluno vivenciava . Por fim , Paulo Freire ,um revolucionário no âmbito educacional nos deixou um riquíssimo legado de experiências válidas até os dias atuais . Aluna : KARINNE SANTOS COSTA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém discorda da compreensão de Karinne?
      Paulo Freire foi realmente a chave para a criação do MOBRAL?
      MOBRAL e Ditadura Militar apresentam alguma relação?

      Excluir
    2. Tatiana-Museologia-UFS5 de fevereiro de 2014 às 19:34

      Durante a Ditadura Militar o Mobral foi extinto,porque naquela época os miltares repremia as pessoas que buscava novos conhecimentos.

      Excluir
    3. Penso que Paulo Freire não foi a chave principal para criação do Mobral, pois na ditadura militar foi um período de opressão e não tinha interesse em formar ser pensante, mas para maquiar uma educação voltada para os jovens e adultos foi criado o Mobral com ideias de Paulo Freire. Josenildo Tertuliano História UFS EAD

      Excluir
    4. Não, porque naquela época o Mobral foi extinto, os militares tinha uma nova visão fechada.......
      Carlos Davi

      Excluir
    5. No ponto de vista .O MOBRAL assume a educação como investimento, qualificação de mão-de-obra para o desenvolvimento econômico. A atividade de pensar proposta é direcionada para motivar e preparar o indivíduo para o desenvolvimento, segundo o Modelo Brasileiro em vigor no período estudado de 1970 a 1975. Sendo assim, não pode visar a reflexão radical da realidade existencial do alfabetizando porque é por em perigo seus objetivos.

      Excluir
  5. A Cruzada da Ação Básica Cristã , tinha como objetivo capacitar o homem analfabeto a participar da sociedade .
    O MOBRAL , só tinha interesse que os seus alunos aprendessem a ler e a escrever, sem uma preocupação maior com a formação do homem.

    Conclusão : Por fim , é notória a diferença entre a Cruzada do ABC , que além de alfabetizar , se preocupava na formação do homem . E em contra partida , o MOBRAL tinha preocupação apenas de ensinar aos alunos a ler e a escrever .KARINNE SANTOS COSTA

    ResponderExcluir
  6. Dos comentários feitos pelos colegas, até o momento, alguém concorda com eles? Discorda? Em que partes?

    Gostaria de ler outras opiniões/comentários, antes de expor a minha.

    Profª Giselma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que o MOBRAL assume a educação como investimento, qualificação de mão-de-obra para o desenvolvimento econômico. A atividade de pensar proposta é direcionada para motivar e preparar o indivíduo para o desenvolvimento, segundo o Modelo Brasileiro em vigor no período estudado de 1970 a 1975.Sendo assim, não pode visara reflexão radical da realidade existencial do alfabetizando porque é por em perigo seus objetivos.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A metodologia do MOBRAL não difere da proposta de alfabetização exposta por Paulo Freire, a diferença é encontrada na visão do homem, ambos idealizava a palavra geradora como marco inicial do processo de alfabetização, sendo quê, Freire tirava essa palavra do universo vivencial do alfabetizando e no MOBRAL a palavra era imposta pelos governantes a partir de estudos preliminares das necessidades humanas básicas.


    O MOBRAL recebia recursos da UNIÃO, do FUNDEF, participação de 24 % em uma loteria esportiva. Tinha a finalidade da alfabetização funcional e não a formação de seres pensantes, no programa bastava-se aprender a resolver cálculos, ler e escrever e não a compreensão do mundo e inserção do indivíduo na sociedade, o que o difere dos programas atuais.

    As diretrizes curriculares ainda é uma novidade na EJA, pois, até então a alfabetização não era voltada ao pensamento e o discernimento, e sim a mera reprodução de conteúdo, não inserindo na sala de aula conteúdos relacionados ao cotidiano e sim conteúdos que se diziam próprios a alfabetização. O programa até então era retalhado pelo poder público e é nesse momento que na teoria ele recebe o seu devido reconhecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, as Diretrizes Curriculares, instituídas no ano 2000, são ainda uma novidade para a maioria dos que atuam na EJA, pois infelizmente muitos colegas nossos, professores, coordenadores e diretores de escolas que atendem a EJA não leram esse documento e pautam a sua prática e modelos fragmentados e descontextualizados do sujeito que está nessa modalidade de ensino. As autoridades educacionais, por sua vez, ainda não definiram verdadeiramente, políticas públicas que garantam as funções reparadora, equalizadora e qualificadora. Tivemos exemplos como os vários Planos Nacionais de Educação que não saíram do papel. Ainda são muitas as dificuldades que no dia a dia vivenciamos nas escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos.
      Maria José Guimarães Vieira/Professora das redes públicas de ensino

      Excluir
  9. 1 dia do curso
    resposta 01 - Na décadas,buscam-se métodos e práticas educativas adequadas à realidade cultural e ao nível de subjetividade dos jovens e adultos.Busca investigar as práticas pedagógicas utilizadas nas primeiras séries , a fim de verificar sua adequação ao contexto dos alunos.
    Os estudos perpassam a história e o parâmetro legal da Educação de Jovens e Adultos e se fundamentam com Freire em Educação e Mudança de jovens e adultos.

    resposta 2--
    Não só porque este é um momento em que o Estado brasileiro faz um chamamento a suas Unidades Federadas e a toda sociedade a voltar seus olhares para a modalidade de ensino destinada a atender homens e mulheres, jovens e adultos que trabalharam e trabalham para garantir o sustento do país, mas porque reconhece e conclama a toda a sociedade a assumir um compromisso com o seu desenvolvimento educacional.

    resposta 3 -
    No ponto de vista .O MOBRAL assume a educação como investimento, qualificação de mão-de-obra para o desenvolvimento econômico. A atividade de pensar proposta é direcionada para motivar e preparar o indivíduo para o desenvolvimento, segundo o Modelo Brasileiro em vigor no período estudado de 1970 a 1975. Sendo assim, não pode visar a reflexão radical da realidade existencial do alfabetizando porque é por em perigo seus objetivos.

    resposta 4
    Sim, a sociedade vive essa mesma situação. no contexto das Políticas Públicas .
    resposta 5
    Não posso relatar essa situação.em virtude de não conhecer as diretrizes ainda, não sou professor na eja, apenas estou buscando conhecimento.

    ResponderExcluir
  10. segundo dia
    resposta: o parecer dado na investigação para a leitura de um texto, ele e dado com evidências e os argumentos que cruzam o discurso pedagógico , assim como a perceção empírica e impressionista, expressa pelos docentes, sobre a relevância da linguagem no processo deensino-aprendizagem, sustentam a ideia de que todos os professores podem (devem) ser corresponsáveis pelo desenvolvimento das competências linguística e co
    municativa dos alunos.

    ResponderExcluir
  11. Sim. Pois na década de 60 Paulo Freire surge com ideias inovadoras e pensamentos ideais. Então nasce um clima de mudanças.
    O MOBRAL não se diferenciava sobremaneira do método proposto por Paulo Freire, ou seja, a diferença estava na visão sobre o homem.
    GEOGRAFIA UFS-EAD
    JUCICLEIDE SANTOS RIBEIRO

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, como enfatizei, no nosso terceiro dia de curso: todos devem ler os comentários já feitos pelos colegas e fazer o seu próprio comentário a partir do que já foi dito.

    O objetivo desta orientação é promover o debate, a construção coletiva da aprendizagem.

    Continuemos conversando!!!!

    ResponderExcluir
  13. Tatiana-Museologia-UFs5 de fevereiro de 2014 às 19:45

    Questão 05 as diretrizes na eja é esencial para o professor entender com expor sua metodologia como os jovens e adultos.Portanto poucos professores procuram conhecer a importância destas diretrizes na eja, sempe inventando desculpa que não precisa ter uma base nas diretrizes.

    ResponderExcluir
  14. 4) Ao longo dos anos temos visto alguns investimentos na área do EJA mas ultimamente isto se tornou algo muito tímido e assim os profissionais da área têm feito um esforço enorme para tentar driblar as dificuldades e manter o projeto de pé.
    Raul S.

    ResponderExcluir
  15. Partindo do comentário de Jucicleide Santos, pode-se dizer que o MOBRAL distorceu as geniais ideias de Paulo Freire. Como ela disse, a diferença estava na visão sobre o homem. Uma única diferença que faz toda a diferença. O MOBRAL não se preocupava com o individuo e reafirmava o preconceito e a exclusão. Não era intenção causar mudança e revolta. Basta pensarmos historicamente... "O que foi a ditadura militar?" Esse fato histórico já nos diz muita coisa quanto as praticas educativas impostas na época.

    Filipe Mendes/ Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  16. No início dos anos 60 é marcado pela experiência de educação de adultos desenvolvida poe Paulo Freire, principalmente no nordeste.Segundo esse educador, o aprendizado do educando não se dá por meio de método de memorização de conteúdos, mas deve partir daquilo que é significativo ao educando, de sua realidade. O método parte da "leitura do mundo", respeitando a cultura do educando e problematizando a realidade em que está inserido. Marizete Santos Rodrigues

    ResponderExcluir
  17. Com a criação do MOBRAL, podemos notar a preocupação implícita nos objetivos específicos que é a de fazer constante relação do indivíduo com o seu meio próximo (a escola com os alunos e a comunidade que ela atenderá), numa tentativa de repasse de responsabilidades e enquadramento do indivíduo numa verdade que não faz parte de seus interesses imediatos (visão do governo sobre a educação). Não há referências quanto a melhorias salariais e melhores condições de trabalho para os professores, principalmente da EJA, mas refere-se a "formar hábitos e atitudes positivas, em relação ao trabalho"; não há referências aos direitos e deveres do estado para com o cidadão, mas diz que os alunos devem "conhecer seus direitos e deveres e as melhores formas de participação comunitária; não fala dos objetivos e das obrigações dos serviços públicos, mas fala da "responsabilidade de cada um (...) na conservação das (...) instituições" e não faz a menor referência quanto a responsabilidade do estado".

    ResponderExcluir
  18. Como disse a Marizete no comentário anterior, O método (de Paulo Freire) parte da "leitura do mundo", respeitando a cultura do educando e problematizando a realidade em que está inserido.
    Para respeitar a cultura do aluno eu devo conhecê-la. Daí se vê a importância de conhecer o sujeito do EJA. Geralmente, a oportunidade de conhecer quem é o seu aluno reside naquilo que muitos professores chamam de "erro", aquilo que não é esperado como resposta correta.
    Na tirinha do Armandinho, é na sua resposta “errada” que reside uma informação sobre sua personalidade. O Armandinho é doce, amável, inocente. O professor, ao invés de atribuir como erro poderia aprender sobre o aluno a partir do “erro”.
    Abaixo, o link da tirinha para quem não lembrar.
    https://www.google.com.br/search?q=armandinho&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=ky30UumyPJK2kQec1YDoDQ&sqi=2&ved=0CAgQ_AUoAg&biw=1360&bih=643#q=armandinho+amor&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=6fzK3dx4zHEyKM%253A%3BGdiXZgDwHoORzM%3Bhttp%253A%252F%252Foglobo.globo.com%252Fin%252F8027255-bde-a72%252FFT712A%252Farmandinho-hqfb05.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Foglobo.globo.com%252Fcultura%252Fmegazine%252Fas-questoes-travessuras-de-armandinho-8024251%3B712%3B408

    ResponderExcluir
  19. Jucelia Moura- Comunicação Social - Publicidade e propaganda -UFS6 de fevereiro de 2014 às 19:21

    1) sim. Porque foi através da repercussão das idéias de Paulo freire, que logo se estendeu a criação do Mobral, onde se apropriaram de forma indevida das idéias de Paulo,forçando uma situação favorável ao governo.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Levando em consideração a primeira pergunta, concordo com a colega Jucelia, pois compreendo que existe relação entre o educador Paulo Freire e o MOBRAL, pois Paulo Freire é considerado a referência principal de um novo paradigma teórico e pedagógico para a EJA. Diante disso, essa relação se dá pelo fato do MOBRAL utilizar o material didático e a técnica pedagógica do educador.

    ResponderExcluir
  21. Na década de 70 , ocorreu a expansão do MOBRAL , em termos territoriais , iniciando uma proposta de educação integrada que objetivava a conclusão do antigo curso primário.Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB 5692/71, implantou-se o Ensino Supletivo, sendo dedicado um capítulo específico para a EJA. Esta Lei limitou o dever do Estado à faixa etária dos 7 aos 14 anos, mas reconheceu a educação de adultos como um direito de cidadania, o que pode ser considerado um avanço para a área da EJA no país.Em 1974, o MEC propôs a implantação dos Centros de Estudos Supletivos (CES), que se organizavam com o trinômio tempo, custo e efetividade. Foram então feitos muitos acordos com o MEC , que ofereceu cursos fortemente influenciados pelo tecnicismo, adotando-se os módulos instrucionais, o atendimento individualizado, a auto-instrução e a argüição em duas etapas - modular e semestral. Aluna : KARINNE SANTOS COSTA .

    ResponderExcluir
  22. 4ª Questão
    Não vivemos na mesma época de antes . Nas décadas anteriores foram criados vários projetos pedagógicos para a alfabetização dos jovens e adultos , porém ao longo dos anos houveram desgastes e despreocupação com a mesma . Aluna : KARINNE SANTOS COSTA .

    ResponderExcluir
  23. As postagens do colegas bem como os comentários, enriquecem o conhecimento acerca do tema.
    Entendo que o MOBRAL desenvolveu uma metodologia com uma proposta de alfabetização semelhante a implantada por Paulo Freire, que afirmava que a alfabetização ou conhecimento de mundo era feita gradativamente. Diferenciava-se porem quando avaliavam a visão do homem pois tinham a ideia do uso ou surgimento da PALAVRA, como marco inicial no processo de alfabetização.
    No entanto a diferença está em que para Paulo Freire o homem aprendia observado o universo e tudo a sua volta, enquanto que o método do MOBRAL, instiga o homem a seguir o que lhes era imposto pelo sistema governamental a partir da analise básica das suas necessidades.
    Muitas foram as mudanças e tentativas de implantação de novos programas, novas políticas voltadas para o processo de educar jovens e adultos. O EJA surge como uma proposta inovadora que vem a atender aos anseios da nova política educacional.

    ResponderExcluir
  24. 5ª Questão :
    Sim . As Diretrizes Curriculares ainda são uma novidade para os que atuam na EJA ,pois cursos de graduação privados com baixa qualidade ,implementação do curso a distância com prejuízos ao ensino presencial e novos desafios para a luta pela consolidação dos direitos da população usuária dos serviços prestados pelos assistentes sociais .Esses elementos apontam para a necessidade de fortalecer o projeto ético-politico profissional, que vem sendo construído pela categoria há mais de três décadas.Aluna :KARINNE SANTOS COSTA .

    ResponderExcluir
  25. As postagens do colegas bem como os comentários, enriquecem o conhecimento acerca do tema.
    Entendo que o MOBRAL desenvolveu uma metodologia com uma proposta de alfabetização semelhante a implantada por Paulo Freire, que afirmava que a alfabetização ou conhecimento de mundo era feita gradativamente. Diferenciava-se porem quando avaliavam a visão do homem pois tinham a ideia do uso ou surgimento da PALAVRA, como marco inicial no processo de alfabetização.
    No entanto a diferença está em que para Paulo Freire o homem aprendia observado o universo e tudo a sua volta, enquanto que o método do MOBRAL, instiga o homem a seguir o que lhes era imposto pelo sistema governamental a partir da analise básica das suas necessidades.
    Muitas foram as mudanças e tentativas de implantação de novos programas, novas políticas voltadas para o processo de educar jovens e adultos. O EJA surge como uma proposta inovadora que vem a atender aos anseios da nova política educacional.

    Att:
    Edivânia Santos Gonçalves Pitanga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Edivânia quando se refere a diferença entre: Paulo Freire - o homem aprendia observado o universo e tudo a sua volta. E o método do MOBRAL - instiga o homem a seguir o que lhes era imposto pelo sistema governamental. E que a partir dessa diferença, mudanças aconteceriam, como por exemplo: O EJA.

      Magna Meneses

      Excluir