domingo, 9 de fevereiro de 2014

Funções sociais da EJA

Algumas observações à atividade escrita proposta no 1º dia do Curso - Histórico e Base Legal na EJA

Indique qual das funções sociais da EJA (reparadora, equalizadora e qualificadora) é sugerida pela compreensão da imagem abaixo. Por quê?




Para responder esta questão, esperava-se que o participante do “Curso: Leitura e Interculturalidade na EJA” percebesse, primordialmente, a sugestão da função equalizadora, ou seja, aquela que define a permanência através da promoção de igualdade de oportunidades, para o aluno cujo acesso já fora garantido pelo acesso (função reparadora). Para justificar a resposta dada, poderiam ser destacados elementos dessa imagem. Por exemplo, no primeiro quadro, todos receberam o mesmo tratamento, independentemente das suas necessidades, garantindo-se apenas o acesso à visão do campo, sugerindo assim a função reparadora. O segundo quadro, por sua vez, demonstra que uma nova metodologia foi aplicada, respeitando as diferenças, atende-se a necessidades individuais, sem que haja prejuízo para qualquer dos presentes, ou seja, garante-se a todas as crianças a mesma visão do campo.

Atentando para a proposta da questão, alude-se à sugestão de associação da imagem a uma das funções sociais da EJA. Nesse caso, trata-se de uma leitura a relacionar a imagem e o que expressam os documentos acerca das funções da EJA. Assim, é possível afirmar que muitos compreenderam a proposta formulada, alguns não compreenderam e outros, apesar de terem identificado a função sugerida – equalizadora – expressaram justificativa de forma vaga ou evasiva. Estas considerações se exemplificam com os textos abaixo para os quais solicitamos inteira atenção:

Para quem compreendeu totalmente a proposta, cita-se:

“A imagem sugere a função social equalizadora. Esta função não significa igualdade de condições para todos, como representado na primeira imagem, mas sim igualdade de oportunidades. A primeira imagem mostra que todos têm o mesmo banco, no entanto o pequeno garoto não consegue assistir ao jogo. Por outro lado, a segunda imagem representa exatamente a função equalizadora, pois todos estão assistindo ao jogo, ainda que o pequeno garoto necessite de dois bancos. Trata-se então de uma ótima analogia.”

“A função equalizadora, pois ela destaca o direito de igualdade de oportunidades para todos.”

Para quem identificou a função social presente, mas se expressou de forma vaga ou evasiva ao justificá-la:

“Equalizadora.

Torna justo o direito adquirido por todos, pois não adianta ter um direito sem as devidas condições de exercê-lo.”
 
“ Equalizadora, é a igualdade do estudante jovem ou adulto com os estudantes da educação básica, transmissão de igualdade dos direitos, visto que a educação é um direito de todos e dever dos órgãos públicos, não tão somente, mas também da sociedade.”

 
Para quem não compreendeu a proposta:

“A figura mostra o direito a reentrada na escola a qual mostra a função reparadora.”
“A função social que se aplica à imagem é a função reparadora, pois tem a finalidade de reparar conceitos que muitas vezes são aplicados de forma errônea pela sociedade.”

24 comentários:

  1. A figura mostra o direito à reentrada na escola a qual mostra a função reparadora. “A função social que se aplica à imagem é a função reparadora, pois tem a finalidade de reparar conceitos que muitas vezes são aplicados de forma errônea pela sociedade.”
    Educação engloba os processos de ensinar e aprender, de ajuste e adaptação. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e a prática educativa formal observada em instituições de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome de Educação Tecnológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Santos , não concordo com o seu ponto de vista , porém o respeito . Na minha concepção ,a imagem acima , mostra que a função social neste âmbito é a função equalizadora , pois esta compreende a igualdade dos direitos entre estudantes jovens e adultos com os estudantes da educação básica . A função equalizadora dá a ideia de igualdade de oportunidades para todos , como representa a imagem acima .Aluna : KARINNE SANTOS COSTA .

      Excluir
  2. A imagem encaixou perfeitamente na temática. Achei muito interessante quando ela foi apresentada. O Parecer 11/2000/CNE-CEB tem uma parte que reforça a função equalizadora. Tá aqui no blog, quem quiser pode dar uma olhada.

    Filipe Mendes/ Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Filipe Mendes, a função sugerida pela imagem é a equalizadora pois diz respeito à igualdade de oportunidades, que possibilita aos indivíduos usufruir com igualdade da educação, por exemplo: Todos tem necessidade de educação, e por sua vez a educação está a disposição de todos, porém a forma como vai ser estendida ao indivíduo é que deve ser equalizada conforme as necessidades diversidades existente em uma sociedade, ou seja quais os recursos vão ser utilizados para que todos usufruam igualmente do ensino e aprendizagem.

      Excluir
    2. A oportunidade as vezes não são para todos.Como se diz a constituição que todos tem direito a educação portanto nem todos tem acesso a uma educação de qualidades sabe porque ainda falta Politicas Públicas para que melhore a educação no Brasil.

      Excluir
  3. Analisando a imagem e conhecendo a proposta da EJA, entende-se que a finalidade é demonstrar que o processo de ensino deve ser igualitário, todos devem ter acesso a mesma visão de mundo, vai depender de cada um no entanto a forma como irá absorver o conhecimento proposto.
    A função social que se quer passar é equalizadora, onde os direitos sejam iguais. Não se afirma que as condições devem ser iguais pois cada um possui suas limitações e capacidades, mas significa dizer que todos devem ter oportunidades para demonstrar suas potencialidades.
    Analisando a imagem por exemplo percebe-se que todos tem a disposição o mesmo caixote para subir e poder ter acesso ao que está do outro lado do muro, porém existem vantagens pessoais, uns maiores outros menores, dessa forma é preciso equalizar, fazendo com que todos tenham acesso ao conhecimento. Na segunda imagem percebe-se que essa equalização foi feita, e dependerá agora da capacidade de cada um avaliar o mundo que veem.
    Assim deve ser feito na escola, igualdade de oportunidades para todos.

    Att:
    Edivânia Santos Gonçalves Pitanga

    ResponderExcluir
  4. Lógico que é equalizadora, a imagem mostra que ha uma certa igualidade Social, porém, na segunda imagem,ha preocupação social,ou seja,todos tem direitos e deveres iguais,sendo que alguns necessitam de uma ascensão diferenciada,assim a visão é alcansada por todos.Por isso julga-se oportunidade para quem nascessariamente atende se a uma atenção especializada.

    Jucelia N. Moura - Comunicação social - Publicidade e propaganda - UFS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como muito bem foi explicado fica notório a percepção de que a função é a equalizadora. A igualdade de oportunidades está bem clara na segunda imagem!

      Excluir
  5. No caso da imagem citada para o debate, vemos que foi dada igual oportunidade de visão do campo de futebol para ambas as crianças, mesmo uma sendo maior que a outras, os menores também tiveram a oportunidade de partilhar da mesma visão que se tinha do campo. Assim é a função equalizadora: relaciona-se à igualdade de oportunidades, que possibilite oferecer aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços das estéticas e nos canais de participação. Nessa linha, a EJA representa uma possibilidade de efetivar um caminho de desenvolvimento a todas as pessoas, de todas as idades, permitindo que jovens e adultos atualizem seus conhecimentos, mostrem habilidades, troquem experiências e tenham acesso a novas formas de trabalho e cultura.
    Erika Mayra

    ResponderExcluir
  6. A imagem mostra que as oportunidades devem ser aproveitadas porque através dela adquirimos novos conhecimentos na educação.

    ResponderExcluir
  7. Na imagem temos a função equalizadora onde visa recuperar as condições não presentes para que todos estejam de fato em igualdade de direitos.
    Raul S.

    ResponderExcluir
  8. A imagem diz que a função é reparadora, será que a sociedade está mesmo corrigindo os erros com os Jovens na Eja? Ora corrigir outra não?

    ResponderExcluir
  9. A imagem é equalizadora.A mesma aplica-se àqueles que antes foram desfavorecidos, devendo receber,proporcionalmente, maiores oportunidades que os outros, para ter restabelecida sua trajetória de modo a readquirir a oportunidade de um ponto igualitário no jogo conflitual da sociedade.
    Suellen Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. As imagens pode ser compara ao processo histórico da EJA, que mesmo sendo regulamentada ainda percorre um caminho lento e com poucos avanços. A função equalizadora do EJA é de fundamental importância sendo um dos meios de oferecer formas de conhecimento através da educação a jovens e adultos de nosso país. Por isso no decorre do curso observei a importância da identificação do profissional (professor) com as funções da EJA.

    ResponderExcluir
  11. Diante das atividades elaboradas no curso e em especial a atividade de elaboração de fanzine, veio a ideia de fazermos releituras, tendo como base algumas obras de artistas brasileiros ou internacionais a exemplo de Tarsila do Amaral e Leonardo Davic. Levando em consideração que a atividade de releitura exige improvisação e criatividade. Materiais (revista, pincel, lápis, cola...)

    ResponderExcluir
  12. A imagem é equalizadora porque ta oferecendo novas oportunidades, dando mais direitos aos indivíduos, novos caminhos ao mundo do trabalho e na vida social de cada um. A EJA é apresentada pela sociedade como uma busca da igualdade, que se dá pela possibilidade de efetivar um desenvolvimento a todas as pessoas de todas as idades. Autoriza adolescente e adulto a lutar por um conhecimento que mostre a capacidade de troca de experiências e passa a conhecer novas técnicas de trabalho e cultura.

    Magna Meneses

    ResponderExcluir
  13. A função é equalizadora, pois oferece novas oportunidades, direitos iguais aos indivíduos, novos caminhos ao mundo do trabalho.
    GEOGRAFIA-UFS-EAD
    JUCICLEIDE SANTOS RIBEIRO

    ResponderExcluir
  14. A imagem é equalizadora porque visa oportunidade para todos inclusive para os menos favorecidos .- Maria de Fátima Sousa Varjão - Letras Ufs.

    ResponderExcluir
  15. Particularmente eu não conhecia a Eja estou encantada . A Eja é de grande importãncia para o desenvolvimento do nosso país .
    Maria de Fátima Sousa Varjão - Letras -Ufs.

    ResponderExcluir
  16. Pessoal comecei a assistir esse vídeo (documentário sobre a educação de jovens e adultos) é bem interessante. http://www.youtube.com/watch?v=E2rxFCWnaUw

    ResponderExcluir
  17. A alfabetização dessa população seja entendida como sentido amplo de domínio dos instrumentos básicos da cultura letrada, das operações matemáticas elementares,da evolução histórica da sociedade humana, da diversidade do espaço físico e político mundial e da constituição brasileira. Envolve a formação do cidadão responsável e do seu direito e deveres
    CARLOS DAVI DIA 09.02.14

















    ResponderExcluir
  18. A Educação em um todo compreende a necessidade que temos de saber desempenhar o nosso papel na sociedade, seja qual for amigo, irmão, professor, aluno e etc., saber que o direito de um começa, onde o o do outro termina, saber que ninguém é detentor de todo conhecimento, mas que todo mundo sabe alguma coisa e pode sim acrescentar algo, desde que o seu espaço seja respeitado. Respeito é o que deve nos guiar, tanto como aluno, tanto como professor, para que sim a troca, a partilha existam e todos complementem a bagagem de conhecimento que já carregam,independente de qual seja a sua raiz.

    ResponderExcluir
  19. A imagem apresenta a função equalizadora de forma muito clara, ao mostrar que as necessidades do menino foram atendidas sem que houvesse prejuízo de alguma parte, sendo todos beneficiados.

    ResponderExcluir
  20. A função representada na imagem é a equilizadora, pois as diferenças são supridas e todos atingem o objetivo esperado de forma igualitária.

    ResponderExcluir