sábado, 8 de fevereiro de 2014

Olá a todos!

Gostaria de relembrá-los de que as atividades a distância compõem a carga horária do nosso Curso, Leitura e Interculturalidade na EJA.
Dessa forma, o direito ao recebimento de certificado, para o que se exige um mínimo de 75% de presença/participação, inclui a "presença" de todos também nas atividades distância..

Assim, apresento-lhes mais um link: Marco de Ação de Belém.
Uma boa leitura e que se proliferem os comentários.

Ah, quem ainda não participou, não só pode como deve participar das postagens mais antigas/anteriores.

http://www.unesco.org/fileadmin/MULTIMEDIA/INSTITUTES/UIL/confintea/pdf/working_documents/Belem%20Framework_Final_ptg.pdf

27 comentários:

  1. O direito à alfabetização é parte fundamental do direito à educação.
    A aprendizagem e educação de adultos é fundamental para a ordem cultural, econômica, política e social. As tecnologias de informação , comunicação , educação
    aberta e a distância estão sendo adotadas e gradualmente respondendo a necessidades específicas de educandos que até bem recentemente estavam excluídos. Por fim , no meu entendimento , apesar de estarmos crescendo numa variedade de programas voltados a EJA , é perceptível que faltam conteúdos mais integrados a educação de jovens e adultos para tratar do desenvolvimento em todos os seus aspectos , sejam eles econômicos , sociais , sustentáveis entre outros .Aluna : KARINNE SANTOS COSTA .

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    1. Karinne, quando voce citar que o direito á alfabetização é parte fundamental do direito á educação, sim ela e a base fundamental de todo processo educativo, onde elas estaram dentro da socidade, para que isso possa desenvolver e preciso que o meio de informação, da comunicação, e educação aja corretamente, com as diretrizes da LDB.

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    3. Concordo com você KARINNE SANTOS COSTA , por isso que nos reunimos nos seminários para discutirmos as necessidades e encontrarmos soluções. Lendo o artigo sobre a CONFITÉIA achei de grande relevância essa Conferência de Educação de adultos, certamente foi um privilégio para o Brasil sedia-la, várias ações foram tomadas como o compromisso de:
      • Assegurar que todas as pesquisas e levantamentos de dados reconheçam a alfabetização como um continuum;
      • Desenvolver um roteiro com objetivos claros e prazos para enfrentar esse desafio com base em avaliações críticas dos avanços alcançados, dos obstáculos enfrentados e dos pontos fracos identificados;
      • Aumentar a mobilização de recursos internos e externos e conhecimentos, capacidades e competências funcionais e sustentáveis pelos participantes, ponderando-os para que continuem a aprender ao longo da vida, tendo seu desempenho reconhecido por meio de métodos e instrumentos de avaliação adequados;
      • Concentrar as ações de alfabetização nas mulheres e populações extremamente vulneráveis, incluindo povos indígenas e pessoas privadas de liberdade, com um foco geral nas populações rurais;
      • Estabelecer indicadores e metas internacionais para a alfabetização; revisar e reportar sistematicamente os avanços, entre outros, em investimentos e adequação de recursos aplicados em alfabetização em cada país e em nível global, incluindo uma seção especial no Relatório de Monitoramento Global EPT
      • Planejar e implementar a educação continuada, a formação e o desenvolvimento de competências para além das habilidades básicas de alfabetização, com o apoio de um ambiente letrado enriquecido
      Como educadora e uma incansável aprendiz fazer parte de uma conferência como esta seria um privilégio.

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  2. O texto exposto hoje, vem ressaltar o que nos foi apresentado pela professora Giselma, em nosso primeiro encontro, exibindo a importância da CONFINTEA e em especial a sexta edição que foi sediada aqui no Brasil, mobilizando milhares de pessoas para discutir a Educação de Jovens e Adultos. O marco apresenta recomendações e assume compromissos a serem executados perante a EJA.

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    1. Concordo com voce Keise na sua citação referente as CONFINTEA, da sexta edição que foi sediada aqui no Brasil onde foi posta para pessoas discutir entre a Educação Jovem e Adultos onde o mesmo poderia ter citado EJA de forma geral.

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  3. Dentro da CONFINTEA existem o papel da aprendizagem ao longo da vida é fundamental para resolver
    questões globais e desafios educacionais. Aprendizagem ao longo da
    vida, “do berço ao túmulo”, é uma filosofia, um marco conceitual e um
    princípio organizador de todas as formas de educação, baseada em
    valores inclusivos, emancipatórios, humanistas e democráticos, sendo
    abrangente e parte integrante da visão de uma sociedade do conhecimento.
    CARLOS DAVI/ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA-UNISEB 09.02.14

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  4. Na Citação de BELÉM ele mostrava Busca forças em nossa determinação coletiva de revigorar a aprendizagem e educação de adultos em nossos países e internacionalmente,assumimos o compromisso de adotar as medidas de monitoramento e a seguir. Reconhecemos a necessidade de dados quantitativos e qualitativos válidos e confiáveis para informar nossas decisões políticas relativas à aprendizagem e educação de adultos. A implementação do Marco de Ação de Belém somente se fará possível se trabalharmos com nossos parceiros para projetar e implementar mecanismos regulares
    de registro e acompanhamento nos níveis nacional e internacional.

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  5. Ainda acho que a EJA seja assistida com mais atençao pelos responsaveis desse sistema. Ainda há muito o que fazer por esses jovens ou adultos que estão dependedo dessa modalidade para que concluam seus estudos ou mesmo estejam nela com o objetivo apenas se alfabetizar. Nos professores e futuros professores temos que conhecer bem esse ensino novo que envolve tanta gente. Claudiana Vilela.

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  7. Pessoal, na página 15, segundo tópico, tem algo bastante interessante: "Estamos diante de mudanças estruturais nos mercados da produção e de trabalho, crescentes inseguranças e ansiedades na vida cotidiana, dificuldades em atingir a compreensão mútua e, atualmente, diante de uma profunda crise econômica e financeira mundial." Esse é um dos nossos desafios! Como encarar essa realidade? Gostaria de saber a opinião de vocês.

    Filipe Mendes / Ciências Biológicas

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    1. A escola precisa acompanhar tais mudanças, e principalmente a EJA. É mais que conhecer o aluno, é conhecer tb o ambiente social no qual ele está inserido e no qual ele pretende ser inserido a fim de proporcionar-lhes meios para isso. É claro, que para conseguir tal objetivo o professor não planeja suas aulas baseadas em livros didáticos apenas, ele tenta adequar todo o aprendizado com o fim de que este lhe seja útil para o aluno.

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    2. Ao ler sua resposta lembrei da aula de ontem, quando falou-se da atitude. Talvez precisemos tomar atitude nesse sentido que você expôs

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  8. O texto lido trata da Conferência Internacional de Educação de Adultos é o maior evento de envergadura internacional nesta modalidade educacional.
    Busca-se articular a educação e a aprendizagem de adultos com os principais arcabouços internacionais em relação à educação e desenvolvimento: as metas da Educação Para Todos (EPT) e as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDMs), a Década das Nações Unidas para a Alfabetização (UNLD), a Iniciativa de Alfabetização para o Empoderamento (LIFE) e a Década das Nações Unidas para Educação e o Desenvolvimento Sustentável (DESD). Como resultado, busca-se a produção de ferramentas (ex; referência (benchmarks)) para assegurar que compromissos prévios e futuros com a educação e aprendizagem de adultos sejam implementados.
    Os objetivos do CONFINTEA VI são: Impulsionar o reconhecimento da educação e aprendizagem de adultos como elemento importante e fator contribuinte à Educação ao Longo da Vida, onde a alfabetização é o alicerce.
    Enfatizar o papel crucial da educação e aprendizagem de adultos para a
    realização das atuais agendas e programas de educação e de desenvolvimento internacionais (APT, MDMs, UNLD, LIFE e DESD); e Renovar o momentum e compromisso político e desenvolver ferramentas de implementação para que partam do retórico para a ação.

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  9. O texto aborda a Conferência Internacional de Educação de Adultos um dos maiores eventos internacional nessa modalidade educacional.
    Sua finalidade é o de buscar articulações no plano da educação e d o ensino aprendizagem de adultos em parceria com os grandes órgãos internacionais ligados à educação e desenvolvimento.
    Destaca algumas importantes metas: Educação Para Todos; Desenvolvimento do Milênio; Década das Nações Unidas para a Alfabetização; Iniciativa de Alfabetização para o Empoderamento); Década das Nações Unidas para Educação; e o Desenvolvimento Sustentável;
    Tem como meta essencial, firmar compromisso com a educação de jovens e adultos e a aprendizagem a curto e longo prazo.
    A CONFINTEA VI, tem como objetivo, Evidenciar e alavancar a importância do processo de educação e aprendizagem de jovens e adultos, fazendo com que seja reconhecida como forma necessária de implementar a educação para essa modalidade de ensino. A prática dessas ações só enriquecem e fortalecem o sistema de educação de jovens e adultos.

    Att:
    Edivânia Santos Gonçalves Pitanga

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    1. Isso mesmo, colega, além disso, o texto da VI CONFINTEA permite-nos uma reflexão sobre a aprendizagem ao longo da vida como condição para o enfrentamento aos desafios globais, sociais e ambientais e a educação de jovens e adultos irá preparar os individuos, com conhecimentos , competências, habilidades para o exercício dos seus direitos, possibilitando-os alcançar a equidade e a inclusão social. No texto desse documento são reconhecidos os grandes desafios que a EJA ainda tem que enfrentar, bem como a urgência de políticas públicas abrangentes, integradas e inclusivas.
      Maria José Guimarães Vieira/ professora de redes públicas de ensino.

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    2. Aprendizagem ao longo da vida! Frase muito citada nesse texto. Realmente nos faz refletir.
      No texto, é possível observar também, a preocupação com a qualidade na aprendizagem e educação dos adultos, de forma que seja proporcionada a profissionalização dos educadores e avaliação das necessidades dos educandos.
      Por ser considerado fator essencial na elevação da autoconfiança e da autoestima desses alunos é necessário que haja investimentos financeiros para que a oferta de aprendizagem e educação com qualidade seja garantida.

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  11. A Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA VI) proporcionou uma importante plataforma para o diálogo sobre políticas e promoção da aprendizagem de adultos e educação não formal em âmbito global. Deste encontro também foi ressaltado a necessidade de criação de instrumentos de advocacia para Educação de Adultos, em nível local e global, em espaços dentro e fora da UNESCO.
    A CONFINTEA VI que aconteceu em Belém – Brasil – se apresenta como movimento internacional contra as diferenças, em termos de políticas para educação de adultos. Buscando também articular a educação e a aprendizagem de adultos com os principais arcabouços internacionais em relação à educação e desenvolvimento: as metas da Educação Para Todos (EPT) e as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDMs), a Década das Nações Unidas para a Alfabetização (UNLD), a Iniciativa de Alfabetização para o Empoderamento (LIFE) e a Década das Nações Unidas para Educação e o Desenvolvimento Sustentável (DESD).
    Diante do exposto acima alguns dos objetivos da CONFINTEA são:
    Impulsionar o reconhecimento da educação e aprendizagem de adultos
    como elemento importante e fator contribuinte à Educação ao Longo da Vida, onde a alfabetização é o alicerce.
    • Enfatizar o papel crucial da educação e aprendizagem de adultos para a realização das atuais agendas e programas de educação e de desenvolvimento internacionais (APT, MDMs, UNLD, LIFE e DESD); e.
    • Renovar o momentum e compromisso político e desenvolver ferramentas de implementação para que partam do retórico para a ação. E como resultado de todos estes objetivos busca-se assegurar que compromissos prévios e futuros com a educação e aprendizagem de adultos sejam implementados e praticados.

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  12. na reflexão textual vemos que o conhecimento é construído de tijolo a tijolo desde a base e assim construímos castelos, e deve ser aproveitada a ação por parte dos governos para melhorar e viabilizar a EJA.
    Raul S.

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  13. Um dos objetivos da CONFITEA é mostrar a importância da educação de jovens e adultos, na intenção de evidenciar que a alfabetização é indispensável para as pessoas ao longo de suas vidas. Como ressalta no próprio texto: “A educação inclusiva é fundamental para a realização do desenvolvimento humano, social, e econômico. Preparar todos os indivíduos para que desenvolvam seu potencial contribui significativamente para incentive-los a conviver em harmonia e com dignidade”.

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  14. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola. Felizmente, o conceito vem mudando e, entre os grandes desafios desse tipo de ensino, agora se inclui também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Hoje sabemos do valor da aprendizagem contínua em todas as fases da vida, e não somente durante a infância e a juventude. A CONFINTEA VI tem como um dos objetivos que é impulsionar o reconhecimento da educação e aprendizagem de adultos como elemento importante e fator contribuinte à Educação ao Longo da Vida, onde a alfabetização é o alicerce.

    Magna Meneses

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  15. O ENSINO ELE DEVE SER LEVADA A SÉRIO EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, SELA ELA NO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO OU EJA, SEJA NA ESCOLA PÚBLICA OU ENSINO PRIVADO. VEJO COM MUITO ENTUSIAMO QUANDO UMA PESSOA MESMO TENDO PASSADO DA " IDADE DE ESTUDAR" VOLTE A TER A ALEGRIA DE ADQUIRIR CONHECIMENTO, ASSIM A EJA ELA TEM QUE SER LEVADA MUITO A SÉRIO, POIS É UMA OPORTUNIDADE DE MUITAS PESSOAS TEREM UMA NOVA OPORTUNIDADE NA VIDA!
    JESSICA DO N. CARVALHO

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  18. Podemos tomar este texto como mais um referencial teórico que auxilia o entendimento sobre a EJA, além de tratar dos temas expostos durante o curso.

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  19. O texto vem ressaltar toda a abordagem feita durante a 1° semana sobre as leituras teóricas, em especial o item 15 ao tratar da participação, inclusão e equidade.

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