quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Outra leitura muito importante a ser feita sobre a EJA: Escolarização de Jovens e Adultos, de autoria de Haddad e Di Pierro.

http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07

31 comentários:

  1. Desde quando se deu a preocupação com a educação de jovens e adultos temos visto avanços, que se propagaram com o tempo e busca - se ampliação destes projetos, o que tem sido de forma tímida e sem tanta expressão por parte dos governos.
    Raul S.

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    1. Com o que lemos, e participamos na palestra existe esta preocupação, portanto há muito para fazer.Sabe tem muitas escolas que fecharam.Não existe uma articulação ainda concreta para estes jovens.

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    2. Realmente há muita coisa que deve ser feita. Inclusive muitas pessoas não conhecem a EJA. Inclusive pessoas que estam se preparando para educar, acredite.

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  2. CARLOS DAVI 7 .02.14
    Saberes escolares e práticas pedagógicas para a educação de jovens e adultos.Outra leitura muito importante a ser feita sobre a EJA: Seria a escolarização de Jovens e Adultos,como EJA dentro da escolas particulares a EJA, também funciona e muito bem,quando so falam das publicas, estaduais, e rurais.....

    http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07
    quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 23:53
    Para sairmos um pouco do senso comum, sugiro que leiam o Parecer 11/2000/CNE-CEB. Ele contém histórico da EJA, o perfil do sujeito da EJA, as diretrizes curriculares dessa importante modalidade educativa...

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  3. O texto lido faz com que conheçamos a história da alfabetização desde sua raiz até a sua folha, reafirmou as palestras que nos foram dadas e acrescentou conhecimentos até então não expostos, enriquecendo nossa bagagem de conhecimento.

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  4. Me veio uma pequena ideia no momento, porque não, nós, o público do curso, assistirmos a uma aula da EJA, em vídeo ou até mesmo presencial, para vermos como realmente funciona, na prática.

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    1. Boa proposta Keise, seria bom vivenciamos a pratica da Eja

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    2. Concordo com você Keise, também sugiro que isso seja vista nas rede particulares que e uma EJA também.

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    3. Sem dúvida uma excelente ideia!!

      Com certeza, todos que forem selecionados para exercerem a docência em nosso Projeto, Letramentos Múltiplos na EJA, antes passarão por um período de observação às aulas.

      Essa sempre foi uma prática comum entre nós, desde que foram abertas as primeiras turmas em 2011.

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    4. Ótima ideia!!! Seria muito bom que isso acontecesse.
      Suellen Rodrigues

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    5. Ja fui professora na Eja e quando comecei não sabia como como colocar em prática minha docência em sala de aula devido a grande diversidade existente, por isso em todos os curso oferecido pelo Cesad estou presente e, com certeza tem sido de muita ajuda pra mim como profissional até mesmo no ensino regular, por isso quero fazer parte desse projeto e aprender ainda mais observando de perto as aula com pessoas experientes e competentes. Porque aprendendo se ensina e ensinando se aprende.

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    6. Ótima sugestão mesmo! Observar é uma prática muito importante. Mesmo para aqueles que já atuam profissionalmente. Enriquece bastante nosso aprendizado.

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    7. Ideia interessante. Até poderia ser como carga horária complementar do curso.

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    8. Excelente ideia!!!

      Magna Meneses

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    9. Já tive a oportunidade de assistir duas aulas na EJA, e para falar a verdade não gostei muito da experiencia!
      Falta motivação pela parte dos professores, muitos acredito eu estão nessa modalidade de ensino e desconhecem as ideias, documentos e mesmo informações que regem essa politica.
      Claudiana letras veráculas

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  5. Fui Professora da Eja para Alunos especiais, a experiência foi maravilhosa.Mas o que acontece na realidade poucos se preocupam com eles pega o professor e joga na salade aula sem saber o que fazer.Foi o que aconteceu comigo, o que fiz fui atraz, conseguir partipar de reuniões que discutia a importância da Eja para especiais, mas nesta reuniões eles tbm passava dúvidas como lidar com está situação.Se eu não tivesse um pouco de experiência tinha desistido, como teve outros professores antes de mim que não aceitou.Ensinar na Eja é ótimo mas temos que enfrentar várias dificuldades.

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    1. Olá Tatiana! Só uma curiosidade. Quem são esses alunos especiais da EJA? São alunos portadores de necessidades especiais?

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  6. O texto nos faz uma reflexão sobre formação da Educação de Jovens e Adultos sobre a ótica das políticas publicas.
    Nos leva a uma analise a respeito do tema abordado ao longo dos quinhentos anos da historia brasileira especialmente a segunda metadedo sec. XX, em que o pensamento pedagógico e as políticas de escolar de jovens e adultos ganham identidade própria.
    O texto abordado faz uma viagem deste a década de 60 até os dias atuais, sempre mostrando as dificuldades enfrentadas. Os autores descreve sobre alfabetização de adulto na ditadura militar, o ensino supletivo de 70, o processo de redemocratização dos anos 80, também relata a posição marginal conferida a essa modalidade de ensino pela reforma educacional dos anos 90. Enfim um estudo bem detalhado sobre a EJA, analisando o texto com o que foi debatido durante o encontro percebemos a mesma situação vivenciada. Josenildo Tertuliano. História UFS/EAD

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  7. Em toda a história do Brasil, a partir da colonização portuguesa, podemos constatar a emergência de políticas de educação de jovens e adultos, focadas e restritas principalmente aos processos de alfabetização, sendo muito recente a conquista, reconhecimento e definição desta modalidade enquanto política pública de acesso e continuidade à escolarização básica.
    CARLOS DAVI: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA UNISEB 08.02.14

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  8. O período pós-Segunda Guerra Mundial é fortemente marcado por campanhas nacionais de alfabetização em massa, realizadas pelo governo federal de forma
    centralizada, assistemática, descontínua e assistencialista, visando atender predominantemente a população do meio rural. As demais ofertas de escolarização de jovens e adultos deste período limitaram-se apenas ao ensino primário e na década de 60, estendeu-se ao curso ginasial.
    CARLOS DAVI: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA UNISEB 08.02.14

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  9. De fato, é imprescindível compreender que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que prima pelo sujeito, formando uma das políticas nacionais que favorecem para inclusão social, trazendo de volta à escola, jovens e adultos que por diversas dificuldades não permaneceram no ensino regular. Entretanto escola e sociedade, até o momento, estão distantes deste entendimento, além disso, elas resistem ao fato de defrontar-se com a nova realidade da EJA, que vem se caracterizando com o ingresso de alunos cada vez mais jovens. Em vista disso, fica clara a emergência da consolidação de políticas que oportunizem a esses jovens e adultos o seu direito a uma escolarização de profundidade e qualidade, pensando na qualificação imediata de professores diretamente acreditados, distintos, que atendam as verdadeiras necessidades da EJA.
    Att,
    Marcos Aurélio

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  10. De fato, é imprescindível compreender que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que prima pelo sujeito, formando uma das políticas nacionais que favorecem para inclusão social, trazendo de volta à escola, jovens e adultos que por diversas dificuldades não permaneceram no ensino regular. Entretanto escola e sociedade, até o momento, estão distantes deste entendimento, além disso, elas resistem ao fato de defrontar-se com a nova realidade da EJA, que vem se caracterizando com o ingresso de alunos cada vez mais jovens. Em vista disso, fica clara a emergência da consolidação de políticas que oportunizem a esses jovens e adultos o seu direito a uma escolarização de profundidade e qualidade, pensando na qualificação imediata de professores diretamente acreditados, distintos, que atendam as verdadeiras necessidades da EJA.
    Att,
    Marcos Aurélio

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    1. A partir do todo histórico apresentado tanto através do texto exposto no site, quanto através das palestras que tivemos no Seminário para a Formação Docente em EJA: “Desafios para docência na Educação de Jovens e Adultos", a compreensão obtida foi que no decorrer de longos períodos, desde o Brasil colônia até os dias atuais, a Educação de Jovens e adultos vem sido exercida com muita deficiência e até mesmo em alguns momentos não passando da intenção legal, ou seja, apenas teoria. Enfrente a tanta dificuldade, descriminação e resistência a Educação de Jovens e Adultos vem avançando, várias intervenções a favor como a da UNESCO foram realizadas, esta denunciando ao mundo as profundas desigualdades entre os países, chamando a atenção para o papel da educação, em especial a educação de adultos, no processo de desenvolvimento das nações categorizadas como “atrasadas”. Em 1947 a1950, foram instalados o Serviço de Educação de Adultos (SEA) e Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos CEAA, muitas outras campanhas foram realizadas pelo Ministério da Educação e Cultura e nesse cenário de perdas e conquistas ainda há muito para ser feito. Atualmente um dos maiores desafio é encontrar caminhos para fazer convergir as metodolo- gias e práticas da educação continuada em favor da superação de problemas do século XIX, umas das quais temos discutido bastante nos seminários para a Formação Docente em EJA como, a grande diversidade cultural, econômica e etc. Essas divergências e necessidades é o que nos move em busca por capacitação para melhorar nossa docência.

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  11. A EJA é um programa que demonstra na teoria e na prática que é possível mudar os rumos sociais do nosso país através da educação,proporcionando aos jovens e adultos a alfabetização consciente, sendo esta, a
    formação para transformação do cidadão em seu exercício social.
    Suellen Rodrigues

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  12. O texto enfatiza o que é possível desenvolver nas atividades com o EJA, teoria e prática. Através das diretrizes traçadas percebe-se a importância social que o programa desenvolve, agregando conhecimentos e a troca de experiências.
    O EJA tem atualmente uma visão renovada na educação de jovens e adultos, permitindo que o educando não apenas tenha acesso ao aprendizado, mas que também, através das suas vivências, possa acrescentar informações ao processo de ensino aprendizagem, valorizando culturas e costumes.
    A fundamentação do programa está voltado para a formação de pessoas mostrando que são capazes de desenvolver diferentes habilidades e assim serem incluídas no meio social até então para esses desconhecido.
    Embora todos os esforços estejam voltados para esse fim, ainda há divergência no entendimento dessa finalidade entre escola e sociedade, o caminho para mudar essa visão está na conscientização e reconhecimento da importância do programa e da valorização e aprimoramento no processo de ensinar, envolvendo escola, educador, educando e sociedade.

    Att.
    Edivânia Santos Gonçalves Pitanga

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  13. Avanços foram consolidados na área da EJA , mostrando que tudo que é dito na teoria é vivenciado na prática . A EJA é muito importante para a vida social do aluno . É fundamental a valorização das etnias , tradições e vivencialidades abrangentes do aluno . O interesse maior da EJA , está voltado a capacitação da
    aprendizagem da leitura e da escrita . Porém este não é o único foco da EJA , há também o interesse na formação do homem em suas práticas sociais , desenvolvidas a partir da sua alfabetização e socialização com o meio inserido .Aluna : KARINNE SANTOS COSTA .

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  14. O texto reforça muito bem tudo o que aprendemos até agora. Eu não sei se vocês tiveram a mesma sensação que eu ao ler "Os jovens e a nova identidade da educação de aultos", na página 126. A sensação de que temos um papel muito importante em resgatar a motivação desse adolescente que chega à sala de aula desacreditado, muitas vezes. Essa responsabilidade em resgatar a identidade do jovem. É um desafio muito grande! Mas podemos avançar cada vez mais, o próprio texto mostra isso ao expor os avanços da educação de jovens e adultos.

    Filipe Mendes / Ciências Biológicas

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  15. O texto nos leva a um passeio pela Educação de Jovens e Adultos ao longo da história, mostrando que a EJA, como direito de qualquer cidadão que não teve acesso a escolarização na idade própria, se estabeleceu como uma questão de política nacional apenas no final da década de 40, pois foi a partir dessa década que o Estado Brasileiro direcionou verbas , aumentando, assim, o compromisso em todo território com esse direito social, que devido a pressão das população que se urbanizava cada vez mais, ganhou notoriedade como política pública. Durante todo o período colonial, império e primeira república as tentativas de oferta de EJA não foram além de ações fragmentadas e ineficazes.
    Maria José Guimarães Vieira/ professora das redes públicas de ensino (estadual e municipal)

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  16. O texto nos traz uma reflexão dos processos existentes ao longo de toda história sobre a EJA. O que sabemos que apresar de reconhecermos os avanços alcançados em nosso país, há muito a se fazer, não podemos se acomodar. Debates como esses são fundamentais para entendermos melhor esses processos.

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  17. A busca de situações de aprendizagem pertinentes e adequadas ao ensino
    na educação de jovens e adultos necessita de um olhar interdisciplinar que conduzam a uma maior interação entre professor-aluno e aluno-aluno de forma a qualificar o ensino, visando com isto a autonomia do aprendizado. O texto enfatiza o que é possível desenvolver nas atividades com o EJA, teoria e prática. Percebe-se a importância social que o programa desenvolve, adquirindo conhecimentos e troca de experiências.

    Magna Meneses

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