Primeiro dia do curso da EJA ( Educação para Jovens e Adultos ) 03/02/2014.Está sendo muito gratificante estar participando deste curso , pois é um curso que oferece muitos conteúdos que abrangem projetos pedagógicos voltados pra área da educação . A proporção que o curso estava sendo realizado , fui então observando características que mostraram o processo pelo qual a EJA passou para estar aonde chegou e os obstáculos pelo caminho o qual teve que enfrentar a exemplo da antiga FUNDEF que não tinha interesse em ajudar na área porque não encontrava valores no mesmo .Porem , como consta na LDB a educação é direito e dever para todos . Agradecida as doutoras pela ilustre palestra da noite . Atenciosamente , Karinne Santos Costa
No primeiro dia de curso, foi importante aprender sobre o surgimento da EJA e trajetória da educação de jovens e adultos, espero aprender e participar durante esses dias de curso. Cleber. Artes/UFS
Como se deu o processo da EJA até os dias atuais mostram que está luat pra uma eudcação de qualidades para aqueles jovens que pro algum motivo não conseguiu concluir seus estudos.Tatiana/Museologia-UFS
A Educação de Jovens e Adulta é de grande valia para o processo de ensino aprendizagens daquele que não tiveram acesso em tempo normal, mas observa deste seu surgimento as lutas que vem enfrentando, tivemos uma grande contribuição de grandioso Paulo Freire. Agora cabe a nós Professores, futuros professores fazemos a nossa parte. Josenildo Tertuliano/História- UFS EAD
Fazer parte do presente curso, vem nos mostrar a verdadeira recompensa do ensinar, me motiva a lutar contra todas as dificuldades encontradas por nós para alcançarmos os nossos objetivos, na busca pelo aprimoramento do conhecimento e no seu repasse para toda massa social. É gratificante saber que podemos mudar muita coisa, que podemos ajudar a muitas pessoas realizarem sonhos e alcançarem seus desejos. Vejo que a EJA volta-se para aqueles que tiveram seus sonhos interrompidos, mas , com muita luta e transformações dos Programas de Alfabetização, voltaram a sonhar e a buscar estes sonhos. Lembrando sempre que alfabetizar, é a formação de seres pensantes, é a inserção desses seres no contexto social, é estimular o acesso e a permanência dos alunos na escola e assim garantir o direito de todos à Educação. KEISE SANTOS NASCIMENTO, ESTUDANTE DE LETRAS VERNÁCULAS, UFS-EAD.
A educação de jovens e adultos é de fundamental importância na história da educação, pois vem se empreendendo esforços para a democratização do acesso ao conhecimento. Luma Marques Santos, aluna de Ciências Biológicas, UFS
A EJA: reflexões sobre o processo de legitimação dos saberes . A pesquisa tem como mote a análise de relatos de observação coletados durante ou por meio de uma educação intercultural; Promover a compreensão e a apropriação, inicial de coleta, leitura e classificação, quanto aos tipos de práticas pedagógicas. Carlos Davi Especialização em Educação a Distancia
A leitura é entendida como um “processo interpretativo e a língua, onde se faz uma análise mais profunda e uma maior conscientização a respeito da própria cultura.
Primeiramente , boa noite . Caros docentes e discentes hoje foi realizado o segundo dia do mini - curso da EJA 04/02/2014 .Em primeira mão quero declarar que é muito gratificante para mim estar fazendo parte deste magnífico curso voltado para a Educação de Jovens e Adultos . A apresentação da Drª Josefa me fez refletir sobre alguns paradigmas na educação da EJA . No decorrer da noite houveram excelentes apresentações , com grupos bastante claros e objetivos . O auditório estava formado por alunos e professores com ideias para inovação para o sistema educacional . Por fim , os estudos a nós aplicados nesta noite , são assuntos que nos fazem refletir para elaborar ideias para o processo de reforma educacional voltados a EJA . Que todos tenham uma ótima noite e que o Senhor nos abençoe . Aluna : Karinne Santos Costa .
Olá é com imenso prazer que participo deste evento, a minha concepção quanto ao tema do primeiro dia é que mesmo que já tivemos muitos avanços, infelizmente ainda existem muitos obstáculos a a serem superados tanto pelo EJA, como pelos profissionais, equipe técnica e alunos do EJA de uma maneira geral, mas sempre busca a excelência no ensino que deve ser melhorado a cada dia.
Além da oportunidade de conhecer sobre a EJA e sobre os temas relacionados, é muito legal ouvir e aprender com pessoas de variados cursos, faixas etárias, etc. É importante que os envolvidos debatam, construam conhecimento e tentem melhorar suas práticas educativas. Uma ótima oportunidade! Estou muito feliz por participar do evento! Gosto da interatividade das aulas, muito interessante!
O sujeito na Eja, como a explicação do professor msotrou a importância deste jovens e adultos de várias idades que por algum motivo nãao estou na idade certa.E quando volta estudar ele traz experiências de sua vida.O professor atende as suas expectativas de forma dinâmicas na aula.
Tenho expectativas sobre curso promovido pelo Seppeja que se inicia. A curiosidade de aprender novas coisas e o desejo de aprimorar meus conhecimentos. A proposta de acompanhar a trajetória da educação de jovens e adultos ao longo da história, analisando seus avanços e os desafios enfrentados para sua consolidação. É certo que as mudanças ao longo dos diferentes programas foram muitos, e está no EJA a promessa de que o sistema de ensino para essa modalidade será bem aceita pelo seu público e atenderá grande parte dos objetivos traçados. Os desafios não deixam de existir eles surgem a cada momento e precisam ser vencidos, para isso é preciso que todos estejam engajados nessa causa.
Aprender sobre a educação de Jovens e adulto e estar preparado para participar na evolução do nosso país, é fazer parte na realização de sonhos de muitas pessoas que se encontram marginalizadas na sociedade , mas que almejam alcançar qualidade de vida através da educação. Por isso sempre que começa um seminário da Eja participo pois tenho muito que aprender.
A educação de Jovens e Adultos surgiu como uma forma de “reparar” a negação do acesso a educação pública. Contudo, ao longo da história percebemos que as tentativas de oferta foram fragmentadas e descontextualizada da realidade do nosso povo, que é marcado pela exclusão social e pela negação da sua cultura. Precisamos construir uma EJA que considere o seu aluno como individuo que pensa e traz consigo um referencial de saberes e cultura que precisam conversar com os conteúdos que são trabalhados na escola. Não adianta oferecer EJA se não for pensada em função dos seus sujeitos. Maria José Guimarães Vieira/Professora das redes públicas de ensino
Para mim foi muito importante e gratificante fazer parte deste curso, pois o curso oferece bons conteúdos e sempre que tem seminários e cursos gosto de participar, trabalhar com a EJA é maravilhoso.. GEOGRAFIA-EAD-UFS JUCICLEIDE SANTOS RIBEIRO
Amei o curso! Foi uma oportunidade diferente das demais que participei. É sempre bom ouvir, debater e conhecer outras temáticas que envolvem a Educação. Me apaixono por essas coisas e me sinto importante cada vez que tenho uma oportunidade dessas, além de acrescentar um algo a mais na minha formação é um momento onde partilho saberes diversos com outros colegas, professores... :)
O curso da EJA contribui de maneira singular para a minha formação acadêmica e sem dúvida para todos os colegas. A partir de agora terei um novo olhar sobre essa modalidade de ensino.
Em suma, o curso "Leitura e interculturalidade na EJA" foi de imensa valia aos meus propósitos como educador, e acrescentou conhecimentos intelectuais, acadêmicos e cidadãos em minha formação docente.
Primeiro dia do curso da EJA ( Educação para Jovens e Adultos ) 03/02/2014.Está sendo muito gratificante estar participando deste curso , pois é um curso que oferece muitos conteúdos que abrangem projetos pedagógicos voltados pra área da educação . A proporção que o curso estava sendo realizado , fui então observando características que mostraram o processo pelo qual a EJA passou para estar aonde chegou e os obstáculos pelo caminho o qual teve que enfrentar a exemplo da antiga FUNDEF que não tinha interesse em ajudar na área porque não encontrava valores no mesmo .Porem , como consta na LDB a educação é direito e dever para todos . Agradecida as doutoras pela ilustre palestra da noite . Atenciosamente , Karinne Santos Costa
ResponderExcluirNo primeiro dia de curso, foi importante aprender sobre o surgimento da EJA e trajetória da educação de jovens e adultos, espero aprender e participar durante esses dias de curso. Cleber. Artes/UFS
ResponderExcluirComo se deu o processo da EJA até os dias atuais mostram que está luat pra uma eudcação de qualidades para aqueles jovens que pro algum motivo não conseguiu concluir seus estudos.Tatiana/Museologia-UFS
ResponderExcluirA Educação de Jovens e Adulta é de grande valia para o processo de ensino aprendizagens daquele que não tiveram acesso em tempo normal, mas observa deste seu surgimento as lutas que vem enfrentando, tivemos uma grande contribuição de grandioso Paulo Freire. Agora cabe a nós Professores, futuros professores fazemos a nossa parte. Josenildo Tertuliano/História- UFS EAD
ResponderExcluirFazer parte do presente curso, vem nos mostrar a verdadeira recompensa do ensinar, me motiva a lutar contra todas as dificuldades encontradas por nós para alcançarmos os nossos objetivos, na busca pelo aprimoramento do conhecimento e no seu repasse para toda massa social. É gratificante saber que podemos mudar muita coisa, que podemos ajudar a muitas pessoas realizarem sonhos e alcançarem seus desejos. Vejo que a EJA volta-se para aqueles que tiveram seus sonhos interrompidos, mas , com muita luta e transformações dos Programas de Alfabetização, voltaram a sonhar e a buscar estes sonhos. Lembrando sempre que alfabetizar, é a formação de seres pensantes, é a inserção desses seres no contexto social, é estimular o acesso e a permanência dos alunos na escola e assim garantir o direito de todos à Educação.
ResponderExcluirKEISE SANTOS NASCIMENTO, ESTUDANTE DE LETRAS VERNÁCULAS, UFS-EAD.
A educação de jovens e adultos é de fundamental importância na história da educação, pois vem se empreendendo esforços para a democratização do acesso ao conhecimento.
ResponderExcluirLuma Marques Santos, aluna de Ciências Biológicas, UFS
A EJA: reflexões sobre o processo de legitimação dos saberes . A pesquisa tem como mote a análise de relatos de observação coletados durante ou por meio de uma educação intercultural; Promover a compreensão e a apropriação, inicial de coleta, leitura e classificação, quanto aos tipos de práticas pedagógicas. Carlos Davi Especialização em Educação a Distancia
ResponderExcluirA leitura é entendida como um “processo interpretativo e a língua, onde se faz uma análise mais profunda e uma maior conscientização a respeito da própria cultura.
ResponderExcluirPrimeiramente , boa noite . Caros docentes e discentes hoje foi realizado o segundo dia do mini - curso da EJA 04/02/2014 .Em primeira mão quero declarar que é muito gratificante para mim estar fazendo parte deste magnífico curso voltado para a Educação de Jovens e Adultos . A apresentação da Drª Josefa me fez refletir sobre alguns paradigmas na educação da EJA . No decorrer da noite houveram excelentes apresentações , com grupos bastante claros e objetivos . O auditório estava formado por alunos e professores com ideias para inovação para o sistema educacional . Por fim , os estudos a nós aplicados nesta noite , são assuntos que nos fazem refletir para elaborar ideias para o processo de reforma educacional voltados a EJA . Que todos tenham uma ótima noite e que o Senhor nos abençoe . Aluna : Karinne Santos Costa .
ResponderExcluirOlá é com imenso prazer que participo deste evento, a minha concepção quanto ao tema do primeiro dia é que mesmo que já tivemos muitos avanços, infelizmente ainda existem muitos obstáculos a a serem superados tanto pelo EJA, como pelos profissionais, equipe técnica e alunos do EJA de uma maneira geral, mas sempre busca a excelência no ensino que deve ser melhorado a cada dia.
ResponderExcluirRaul S.
Além da oportunidade de conhecer sobre a EJA e sobre os temas relacionados, é muito legal ouvir e aprender com pessoas de variados cursos, faixas etárias, etc. É importante que os envolvidos debatam, construam conhecimento e tentem melhorar suas práticas educativas. Uma ótima oportunidade! Estou muito feliz por participar do evento! Gosto da interatividade das aulas, muito interessante!
ResponderExcluirFilipe Mendes/ Ciências Biológicas UFS.
O sujeito na Eja, como a explicação do professor msotrou a importância deste jovens e adultos de várias idades que por algum motivo nãao estou na idade certa.E quando volta estudar ele traz experiências de sua vida.O professor atende as suas expectativas de forma dinâmicas na aula.
ResponderExcluirTenho expectativas sobre curso promovido pelo Seppeja que se inicia. A curiosidade de aprender novas coisas e o desejo de aprimorar meus conhecimentos.
ResponderExcluirA proposta de acompanhar a trajetória da educação de jovens e adultos ao longo da história, analisando seus avanços e os desafios enfrentados para sua consolidação.
É certo que as mudanças ao longo dos diferentes programas foram muitos, e está no EJA a promessa de que o sistema de ensino para essa modalidade será bem aceita pelo seu público e atenderá grande parte dos objetivos traçados.
Os desafios não deixam de existir eles surgem a cada momento e precisam ser vencidos, para isso é preciso que todos estejam engajados nessa causa.
Att.
Edivânia Santos Gonçalves Pitanga
Aprender sobre a educação de Jovens e adulto e estar preparado para participar na evolução do nosso país, é fazer parte na realização de sonhos de muitas pessoas que se encontram marginalizadas na sociedade , mas que almejam alcançar qualidade de vida através da educação. Por isso sempre que começa um seminário da Eja participo pois tenho muito que aprender.
ResponderExcluirA educação de Jovens e Adultos surgiu como uma forma de “reparar” a negação do acesso a educação pública. Contudo, ao longo da história percebemos que as tentativas de oferta foram fragmentadas e descontextualizada da realidade do nosso povo, que é marcado pela exclusão social e pela negação da sua cultura. Precisamos construir uma EJA que considere o seu aluno como individuo que pensa e traz consigo um referencial de saberes e cultura que precisam conversar com os conteúdos que são trabalhados na escola. Não adianta oferecer EJA se não for pensada em função dos seus sujeitos.
ResponderExcluirMaria José Guimarães Vieira/Professora das redes públicas de ensino
Para mim foi muito importante e gratificante fazer parte deste curso, pois o curso oferece bons conteúdos e sempre que tem seminários e cursos gosto de participar, trabalhar com a EJA é maravilhoso..
ResponderExcluirGEOGRAFIA-EAD-UFS
JUCICLEIDE SANTOS RIBEIRO
Amei o curso! Foi uma oportunidade diferente das demais que participei. É sempre bom ouvir, debater e conhecer outras temáticas que envolvem a Educação. Me apaixono por essas coisas e me sinto importante cada vez que tenho uma oportunidade dessas, além de acrescentar um algo a mais na minha formação é um momento onde partilho saberes diversos com outros colegas, professores... :)
ResponderExcluirO curso da EJA contribui de maneira singular para a minha formação acadêmica e sem dúvida para todos os colegas. A partir de agora terei um novo olhar sobre essa modalidade de ensino.
ResponderExcluirEm suma, o curso "Leitura e interculturalidade na EJA" foi de imensa valia aos meus propósitos como educador, e acrescentou conhecimentos intelectuais, acadêmicos e cidadãos em minha formação docente.
ResponderExcluir