quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Para sairmos um pouco do senso comum, sugiro que leiam o Parecer 11/2000/CNE-CEB. Ele contém histórico da EJA, o perfil do sujeito da EJA, as diretrizes curriculares dessa importante modalidade educativa...
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf

10 comentários:

  1. Busca-se reparar os danos históricos causados pela falta de assistência aos mais humildes e pobres, com o intuito de remendar o manto histórico de desigualdades sociais é nesse intuito que vem este parecer, para buscar resgatar a igualdade entre todos.
    Raul S.

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    2. Tem uma proposta conscientizadora de alfabetização de adultos, mostrando dados numéricos exorbitantes de pessoas sem escolarização pelo IBGE, nos alertando para a diversidade quando diz: “não pode e nem deve justificar uma visão preconceituosa do analfabeto ou iletrado como inculto ou "vocacionado" apenas para tarefas e funções "desqualificadas" nos segmentos de mercado. Muitos destes jovens e adultos dentro da pluralidade e diversidade de regiões do país, dentro dos mais diferentes estratos sociais, desenvolveram uma rica cultura baseada na oralidade da qual nos dão prova, entre muitos outros, a literatura de cordel, o teatro popular, o cancioneiro regional, os repentistas, as festas populares, as festas religiosas e os registros de memória das culturas afro-brasileira e indígena. Nos orienta também com relação as funções: reparadora, equalizadora e qualificadora.

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  2. Busca analisar as diretrizes curriculares da EJA como por si a compreensão dos objetivos de tal modalidade de ensino, observando a particularidade dessa ferramenta educacional de nivelamento social. Apresentando um contexto histórico da necessidade de criação dessa plataforma que certifica e reconhece os que por ela passam. Partindo na necessidade de trazer para os jovens e adultos um campo de conhecimento.
    Josenildo Tertuliano. História UFS/EAD

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  3. Tem por finalidade, analisar as diretrizes curriculares da EJA enfatizando o entendimento da modalidade de ensino proposta. Apresenta uma preocupação em observar a importância desse formato de educar que visa a inclusão do cidadão no meio social. Propõe ainda uma analise do contexto histórico bem como da importância em criar mecanismos que facilite a inserção e participação do público para o qual as atividades são propostas.
    Dessa forma proporciona ao Jovem e Adulto a oportunidade de escolhas, desafios e descoberta de capacidades em prol do conhecimento.

    Att.
    Edivânia Santos Gonçalves Pitanga

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  4. A EJA é uma categoria organizacional constante da estrutura da educação nacional, com finalidades e funções específicas.A EJA passou por uma série de contextos históricos para fazer adaptações de projetos que facilitem a alfabetização do aluno . A Educação de Jovens e Adultos representa uma dívida social não reparada para os que não tiveram acesso nem domínio da escrita e leitura como bens sociais . Aluna : KARINNE SANTOS COSTA .

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    1. Fica claro no Parecer CNE/CEB Nº 11/2000 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, que a EJA é uma modalidade da Educação Básica, nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, com especificidades próprias. É dirigido aos Sistemas de Ensino e seus estabelecimentos envolvidos com a educação de jovens e adultos. É explicitado nesse parecer os Fundamentos Conceitos e Funções da Eja, onde são bem destacadas as funções reparadora, equalizadora e qualificadora. Traz uma reflexão sobre o sujeito da Eja e a importância de políticas públicas voltadas para essa modalidade. Apresenta, ainda, as bases legais da LDB para a Eja destacando a relevância do financiamento.
      Maria José Guimarães Vieira/Professora das redes públicas de ensino

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  5. Podemos destacar vários aspectos expostos nesse parecer. Um deles é que as diretrizes curriculares nacionais da EJA podem servir como referencial pedagógico no desenvolvimento de iniciativas autônomas que não visem certificados oficiais. O Parecer 11/2000/CNE-CEB deixa isso bem claro, o que é bastante interessante.

    Uma parte presente no texto que nós devemos nos atentar: "As classes de aceleração e a educação de jovens e adultos são categorias
    diferentes. As primeiras são um meio didático-pedagógico e pretendem, com metodologia própria, dentro do ensino na faixa de sete a quatorze anos, sincronizar o ingresso de
    estudantes com a distorção idade/ano escolar, podendo avançar mais celeremente no seu processo de aprendizagem." Enquanto a EJA é uma categoria constante da estrutura da educação nacional.

    A função equalizadora também está bem explicada no texto. Pode nos ajudar a compreender melhor. No geral, foi bastante proveitoso. Tem muita coisa que eu não tinha conhecimento.

    Filipe Mendes / Ciências Biológicas

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  6. Quando explica as funções, achei bem interessante quando explica que "a função qualificadora é mais do que uma função, ela é o próprio sentido da EJA". Esta tarefa de propiciar a todos a atualização de conhecimentos por toda a vida deve ser a função permanente da EJA.

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  7. A estrutura do parecer, remetendo-se às diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e ensino médio já homologadas, contém, além da introdução, fundamentos, funções e bases legais das diretrizes curriculares nacionais da EJA. É importante que este parecer se dirija aos sistemas de ensino e seus respectivos estabelecimentos que venham a se ocupar da educação de jovens e adultos sob a forma presencial e semi-presencial de cursos e tenham como objetivo o fornecimento de certificados de conclusão de etapas da educação básica. Para tais estabelecimentos, as diretrizes são obrigatórias bem como será obrigatória uma formação docente que lhes seja consequente.


    Magna Meneses

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