segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Semana do folclore - 2014 - Programação

Semana do folclore 2014 – 18 a 22 de agosto de 2014
Projeto: Letramentos Múltiplos na EJA                                                                     
(sensibilização, conhecimento e vivência cultural)
Tema Gerador: Cultura popular e Interculturalidade

Programação

Segunda
1º horário – Tema: Da diversidade cultural à Interculturalidade. Mediadora: Profa. Josefa / 2º horário – Oficina de Cerâmica. Mediador: Prof. Cleber

Terça
1º horário – Tema: Resistência e resiliência na cultura popular. Mediadora: Profa. Bruna / 2º horário: Oficina de Xilogravura. Mediador: Prof. Cleber Colaboração: Filipe

Quarta
1º horário: Tema: Literatura de Cordel. Mediadoras: Profas. Giselma e Jeane
2º horário: Oficina de Cordel - Rodas de Leitura - Elaboração de textos para exposição- Exercícios de expressão oral Mediação: Profas. Giselma, Jeane, Keise e Landy.

Quinta
1º horário: Tema: A ciência e a medicina popular. Mediadores: Prof. Filipe e Profa. Patrícia.  / 2º horário: Escambo – atividade prática. Mediador: Prof. Fábio e Ilustrações de Ditos Populares em Espanhol Mediador: Prof. Junior.


Sexta – CULMINÂNCIA – Grande Quermesse com: apresentações de trava- língua, causos, parlendas, cordel; exibição de dança folclórica; exposições de artesanatos, cartazes, livretos e demais produções da semana; degustação de comidas típicas e chás.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Resultado do Processo seletivo – Bolsista Remunerado – Projeto Letramentos Múltiplos para EJA

Resultado do Processo seletivo – Bolsista Remunerado – Projeto Letramentos Múltiplos para EJA -

Dentre os vinte estudantes de graduação da UFS inscritos no Curso: Leitura e Interculturalidade, apenas cinco se apresentaram como candidatos a bolsistas remunerados para o desenvolvimento do Projeto Letramentos Múltiplos na EJA, depois que lhes foi indicado o perfil necessário a partir dos critérios: a) Índice de assiduidade, pontualidade e desempenho no referido Curso, pré-requisito inicial para este processo de seleção; b) Disponibilidade de horário para participar de suas atividades (à noite), atuando neste processo de formação docente na EJA através da regência de classes.
Por isso, a Coordenação deste projeto indica os estudantes abaixo citados como os que se apresentaram para o preenchimento das respectivas vagas a comporem a listagem preliminar deste processo seletivo sendo consequentemente selecionados para atuarem no mesmo:

- Cleberton Paixão dos Santos( Artes Visuais)
- Filipe Mendes Freire de Carvalho (Ciências Biológicas)
 - Karinne Santos Costa ( Pedagogia)
- José Junior de Santana (Letras Português-Espanhol – em equivalência a 2ª vaga anteriormente destinada ao Curso de Pedagogia)
-Jucélia Nascimento Moura (Comunicação social) – para o exercício de atividades concernentes a serviços de administração – em equivalência á vaga prevista para um aluno do curso de administração.
- Fábio Henrique Gonçalves da Conceição – (Matemática)

As demais vagas ( História e Geografia) serão posteriormente ocupadas entre os candidatos à referida atividade de forma voluntária, após o recebimento e análise dos pedidos de reconsideração ao resultado desta listagem preliminar até o dia 18.02.2014 conforme previsto em edital, na sala da EJA/Codap/UFS, no período das 19 às 21h, ficando assim o resultado final do processo a ser publicado em 20 de fevereiro de 2014 nas páginas: www.seppeja.blogspot.com , www.ufs.br  e www.codap.ufs.br , após a referida apreciação.


Os candidatos contemplados em resultado final deverão comparecer ao Codap/UFS sala da EJA no período das 18 às 20h, no dia 20 de fevereiro de 2014, para confirmar o interesse pela participação no projeto com orientações para encaminhá-lo à PROEX/UFS, munidos dos originais da documentação listada no item 1.3 do edital público para esta seleção. O não comparecimento na data mencionada implicará em substituição do candidato pelos suplentes automáticos e candidatos voluntários que se apresentarem no processo.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Slides do Curso: Leitura e Interculturalidade na EJA


Pessoal,

Disponibilizando para todos os slides utilizados para as apresentações temáticas do Curso:
LEITURA E INTERCULTURALIDADE NA EJA.

Basta clicar no link abaixo:

Download dos Slides

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sobre os trabalhos práticos do 2o Dia....

Considerações sobre o trabalho prático realizado a partir do tema:
Letramentos Múltiplos na EJA

Prezados Cursistas,
Os textos foram bem escolhidos, com temas pertinentes, atuais, apropriados para uma leitura a considerar múltiplos letramentos, porque davam margem para este desenvolvimento. No entanto, nas apresentações orais a respeito do trabalho com eles, ainda se percebeu uma abordagem expositiva a respeito do tema que propunham. A principal preocupação percebida na maioria das apresentações dos trabalhos foi com a exposição do tema e não com a apresentação do texto como objeto de leitura a ser compartilhada/ debatida/desenvolvida com os futuros alunos. Especialmente, não se percebeu a indicação ou apresentação de estratégias para o desenvolvimento desta leitura ou que elementos se destacariam no texto. Esta, porém, deve ser inicialmente, a nossa grande preocupação, fazer a leitura do texto com os alunos e só depois partir para aspectos mais específicos de uma determinada área do conhecimento. 

Vamos ao debate!

Profa. Josefa 

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Funções sociais da EJA

Algumas observações à atividade escrita proposta no 1º dia do Curso - Histórico e Base Legal na EJA

Indique qual das funções sociais da EJA (reparadora, equalizadora e qualificadora) é sugerida pela compreensão da imagem abaixo. Por quê?




Para responder esta questão, esperava-se que o participante do “Curso: Leitura e Interculturalidade na EJA” percebesse, primordialmente, a sugestão da função equalizadora, ou seja, aquela que define a permanência através da promoção de igualdade de oportunidades, para o aluno cujo acesso já fora garantido pelo acesso (função reparadora). Para justificar a resposta dada, poderiam ser destacados elementos dessa imagem. Por exemplo, no primeiro quadro, todos receberam o mesmo tratamento, independentemente das suas necessidades, garantindo-se apenas o acesso à visão do campo, sugerindo assim a função reparadora. O segundo quadro, por sua vez, demonstra que uma nova metodologia foi aplicada, respeitando as diferenças, atende-se a necessidades individuais, sem que haja prejuízo para qualquer dos presentes, ou seja, garante-se a todas as crianças a mesma visão do campo.

Atentando para a proposta da questão, alude-se à sugestão de associação da imagem a uma das funções sociais da EJA. Nesse caso, trata-se de uma leitura a relacionar a imagem e o que expressam os documentos acerca das funções da EJA. Assim, é possível afirmar que muitos compreenderam a proposta formulada, alguns não compreenderam e outros, apesar de terem identificado a função sugerida – equalizadora – expressaram justificativa de forma vaga ou evasiva. Estas considerações se exemplificam com os textos abaixo para os quais solicitamos inteira atenção:

Para quem compreendeu totalmente a proposta, cita-se:

“A imagem sugere a função social equalizadora. Esta função não significa igualdade de condições para todos, como representado na primeira imagem, mas sim igualdade de oportunidades. A primeira imagem mostra que todos têm o mesmo banco, no entanto o pequeno garoto não consegue assistir ao jogo. Por outro lado, a segunda imagem representa exatamente a função equalizadora, pois todos estão assistindo ao jogo, ainda que o pequeno garoto necessite de dois bancos. Trata-se então de uma ótima analogia.”

“A função equalizadora, pois ela destaca o direito de igualdade de oportunidades para todos.”

Para quem identificou a função social presente, mas se expressou de forma vaga ou evasiva ao justificá-la:

“Equalizadora.

Torna justo o direito adquirido por todos, pois não adianta ter um direito sem as devidas condições de exercê-lo.”
 
“ Equalizadora, é a igualdade do estudante jovem ou adulto com os estudantes da educação básica, transmissão de igualdade dos direitos, visto que a educação é um direito de todos e dever dos órgãos públicos, não tão somente, mas também da sociedade.”

 
Para quem não compreendeu a proposta:

“A figura mostra o direito a reentrada na escola a qual mostra a função reparadora.”
“A função social que se aplica à imagem é a função reparadora, pois tem a finalidade de reparar conceitos que muitas vezes são aplicados de forma errônea pela sociedade.”

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Olá a todos!

Gostaria de relembrá-los de que as atividades a distância compõem a carga horária do nosso Curso, Leitura e Interculturalidade na EJA.
Dessa forma, o direito ao recebimento de certificado, para o que se exige um mínimo de 75% de presença/participação, inclui a "presença" de todos também nas atividades distância..

Assim, apresento-lhes mais um link: Marco de Ação de Belém.
Uma boa leitura e que se proliferem os comentários.

Ah, quem ainda não participou, não só pode como deve participar das postagens mais antigas/anteriores.

http://www.unesco.org/fileadmin/MULTIMEDIA/INSTITUTES/UIL/confintea/pdf/working_documents/Belem%20Framework_Final_ptg.pdf

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Outra leitura muito importante a ser feita sobre a EJA: Escolarização de Jovens e Adultos, de autoria de Haddad e Di Pierro.

http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07
Para sairmos um pouco do senso comum, sugiro que leiam o Parecer 11/2000/CNE-CEB. Ele contém histórico da EJA, o perfil do sujeito da EJA, as diretrizes curriculares dessa importante modalidade educativa...
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf

III Dia do Curso: Leitura e Interculturalidade na EJA

Tema: O sujeito da EJA



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

SEGUNDO DIA DO CURSO: LEITURA E INTERCULTURALIDADE NA EJA












Refletindo sobre a concepção de letramentos múltiplos para EJA, somos convidados a encontrar alternativas metodológicas para a inserção da leitura e escrita como conteúdos estruturantes para a mediação pedagógica na EJA.
Escolha um dos questionamentos abaixo e, a partir do conteúdo partilhado no encontro, emita um parecer a respeito do que se propõe:
a)      Como se distingue uma aula expositiva de uma aula a partir da leitura de um texto?
b)      Que impactos a leitura de um texto pode causar em sala de aula?
c)       Que diferença(s) aponta entre as apresentações de trabalho que presenciou?
d)      O que significa: ativar os conhecimentos de que o aluno já dispõe sobre a temática do texto?

e)      Como pode o aluno ser instigado para a leitura de um texto? Exemplifique.

A EJA EM FOCO

Alguns questionamentos a partir do que foi expresso pelos grupos, na noite de ontem, acerca do tema: Histórico e Base Legal na EJA

Você pode escolher um dos itens abaixo e expor a sua compreensão.
O comentário de cada um deve levar em consideração outro(s) comentário(s) que já tenha(m) sido feito(s) pelo(a) colega sobre o mesmo item.

   

1 - Década de 60 - Pode-se estabelecer alguma relação entre Paulo Freire e a criação do MOBRAL?

2 - Década de 60 - É possível apontar alguma diferença entre Cruzada do ABC, Movimento Nacional de Base e MOBRAL?

3 - Década de 70 - O MOBRAL obteve grandes investimentos. Quais? Qual o objetivo?

4 - Muitas campanhas foram sendo lançadas, ao longo das décadas, voltadas à educação de pessoas jovens e adultas. Vivemos essa mesma situação hoje? Por quê?

5 - As Diretrizes Curriculares, instituídas no ano 2000, são ainda uma novidade para a maioria dos que atuam na EJA? Por quê?


Aguardamos a sua participação!!!!

Profª Giselma








segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014