segunda-feira, 2 de maio de 2011

Proposta de atividade 1 - Pró-docência para a EJA






Após uma breve discussão sobre as concepções sobre a EJA no contexto da Educação da Diversidade, propomos uma atividade de leitura do texto: "No ano 3000".

Cada um pode se pronunciar, apontando como promoveria a leitura deste texto, considerando o componente curricular de sua formação inicial, ou a área de sua formação docente.

Aguardamos uma boa conversa!


Profa. Josefa

22 comentários:

  1. Oi, meu nome é Amanda Figueira e a minha área de formação é bilogia.De acordo com o texto lido eu falaria das questões ambientais que mais afetam nosso planeta e de medidas simples que podemos adotar para melhorar o meio em que vivemos numa liguagem em todos possam compreender.
    Falaria da poluição atmosférica devido ao dióxido de carbono lançado no ar por carros em geral e indústrias; do despejamento de esgoto,agrotóxicos e lixos em locais inadequados que deixam a terra desprovida de minerais essenciais; incetivaria um agricultura ecologicamente correta que resutará em beneficios para o agricultor e para o ambiente; uso de meios de transporte alternativos e da energia limpa que causam menos danos ao ambiente; etc.
    Tentaria relaciona o texto com os nossos problemas que afetam tanto nossa vida socialmente como economicamente.

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  2. Amanda,
    sua ideia é muito boa...
    apenas, pedagogicamente, eu sugiro que estas questões não deveriam ser comentadas, faladas pelo professor, mas o professor deveria despertar no aluno a possibilidade de enxergar isso, questioná-lo sobre o que pensa a respeito de...
    outra coisa, você despertaria estas ideias a partir de que passagens no texto?

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  3. Eu não iria ensinar medidas ambientais e sim escutar e discutir o assunto com intuito de esclarecer e de saber a opinião de cada um.
    Depois da leitura eu observaria e tentaria debater essas idéias quando o texto mecionasse a volta do bonde e da charrete que são meios de transportes limpos; de gerânios(plantas) enfeitado as janelas isso renova o oxigênio coisa muito incomum em grandes cidades em que reina o asfalto e as plantas artificiais; um terra flutuando mais leve se ela fosse mais bem cuidada e preservada.
    E assim um questioamento pode levar à um outro.

    AMANDA

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  4. ok, amanda!
    entendido!
    mas, para deixar isso bem mais claro, poderia apresentar a sua ideia em forma de questões a serem propostas?
    assim, todos que gostaram da sua ideia poderão segui-la como modelo.

    Josefa

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  5. Olá, meu nome é Paulo Adriano e minha área é Geografia.
    Na minha concepção o texto trabalha com a escala de tempo e espaço no qual esse tempo vai agir de forma determinante na produção desse espaço. Ou seja, com o avanço do capitalismo contraditório no tempo presente,fruto de um contexto histórico desigual, a sociedade está perdendo sua identidade e consequentemente agindo de modo como o sistema os obrigam,vivendo cada vez mais a mundialização, perdendo seus costumes, hábitos, culturas, etc. No entanto a classe trabalhadora que é a mais atingida nesse contexto,tem a perspectiva de dias melhores sem exploração e com mais igualdade.
    No iníçio do texto, na minha leitura, haverá um descanso da classe proletária, e os trabalhadores viverão mais nas suas respectivas casas[podendo até trabalhar em harmonia com a sua família de forma manual], o tempo não será rigorosamente cronometrado, haverá tempo suficiente para a criação mais significativas,[ex. de longas cartas para amigos, passeio com os filhos,...], o conhecimento será utilizado de modo que beneficie a todos, e por fim, a sociedade viverá em harmonia com simplicidade, na qual todos serão livres.

    Gostaria ressaltar que se eu fosse trabalhar esse texto com o E.J.A., seria mais objetivo, com uma linguagem mais clara possível, trataria de assuntos ligados ao processo de globalização, mundialização, problemas sociais, política, desigualdade, entre outros.

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  6. Olá!
    Sou Alissandra Cirilo, licenciada em Geografia e graduando em História.
    De acordo com a proposta da EJA em possibiltar uma continuidade no aprendizado desses alunos, o texto Ano 3000 seria trabalhado de forma inicial com o objetivo de descoberta da ideia norteadora do poema.
    Os alunos deveriam ler o texto e levantar ou buscar os significados das palavras que compõem esse texto para conhecer as palavras chaves e assim entender a proposta da atividade.
    Depois seria sugerido uma retrospectiva na linha do tempo, onde os próprios alunos construiriam em sua mente e depois expressariam toda uma tragetória vivenciada pela sociedade de modo geral inclusive elencando a participação de sua família, de seus antepassados para essa história.
    A partir de então voltariamos no texto para fazermos a compreensão e prospecção de futuro que o texto nos remete desde seu título até sua penútima estrofe onde se imagina uma Terra flutuando no céu.
    Dentro desse contexto seria possivel que os alunos levantassem temas como o desenvolvimento tecnológico,avanços da ciência, modernidade, mudanças no clima, agressão ao meio ambiente. Daí ampliaríamos a discurssão en torno de possíveis possibilidades e sugestões de como e se será possivél esta sociedade futura. E o que pode ser feito hoje para refletir no possível futuro?
    O aluno deverá expressar o que ele quanto cidadão poderá contribuir para essa evolução?
    Ou se algum deles preferem achar, defender que esse futuro será uma involução.
    Desta forma, seria possível a construção do conhecimento vivenciando a participação dos alunos e se utilizando de suas contribuições.
    04/05/11.

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  7. Sou Ana Carolina e minha área de formação é Matemática !

    O texto é bem interessante e sugestivo. O que se observa nas aulas de matemática é que os alunos querem resolver tudo em um curto espaço de tempo e sempre empregam utilmente as calculadoras (máquinas) para acelerar este processo. Tentaria dispertar no aluno, através desse texto (estrofes 1 e 2), que a utilização destas podem facilitar no cotidiano, mas desenvolver o raciocínio é primordial pois até mesmo para utilizá-las, faz-se necessário um conhecimento prévio dos cálculos.

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  8. olá, Paulo, Alissandra e Ana Carolina!
    Que bom ver a profundidade das colocações de vocês, o que deixa transparecer a formação fundamentada de cada um nas suas respectivas áreas.
    Parabenizo-os pela iniciativa e pela pertinência das colocações!
    Mas, assim como me pronunciei para Amanda, acima, ratifico a solicitação a vocês:
    através de que questões proporiam estas reflexões?
    Por favor, exemplifique as colocações de vocês através de questões, propostas!

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  9. Sou Gilcilene graduanda de Licenciatura em Matemática.
    Sobre o poema poderia inferir vários conteúdos matemáticos utilizando-o como exemplo vários objetos citados.
    Noções de conjuntos numéricos,conjunto
    unitário, interseção e união de conjuntos onde os exemplos seriam as casas e as flores de gerânios onde essas também podem ser exemplos de fração,adição,subtração,
    multiplicação,divisão,probabilidade...
    Números inteiros,números negativos,decimais, dízima periódica,lógica;
    Algarismo romano se fosse encontrar o século e o ano de criação dos bondes e das charretes,
    medidas de tempo,comprimento ex.as janelas;
    Se trocasse o transporte para os bodes e charretes poderia calcular a porcentagem do que seria economizado com combustível usado nos carros atualmente. Além de mais econômico os bondes e charretes seriam menos poluente, menos poluição nas ruas, menos danos a camada de ozônio e muito mais ar puro consequentemente diminuiria os casos de pessoas doentes por causa da poluição e dos fortes raios solares.
    Além disso se optassem por meios de transportes menos poluentes poderia utilizar bicicletas que não agridem o meio ambiente e também ajuda na saúde por ser uma atividade física que ajuda as pessoas a terem condicionamento físico, perda de peso e ótimo para o coração, que também pode-se calcular os batimentos por minutos no coração, quanto de peso (em gramas ou kg) perdeu deixando de ser sedentário. Com isso daria para fazer tabelas com as medidas e consequentemente gráficos identificando assim os eixos das ordenadas e abscissas.
    Ainda daria para ajudar as donas de casa como calcular o orçamento doméstico, os gastos e o rendimento; manusear o dinheiro de forma a saber receber e passar troco...
    Enfim poderiamos encontrar muitos outros conteúdos com o poema de forma contextualizada e englobando o dia a dia dos alunos.

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  10. Olá sou Catharine Brito e minha área de formação é em Letras Português Inglês. Eu trabalharia esse texto a partir dos tempos verbais da seguinte maneira: solicitaria após a leitura do poema que as alunos identificassem o que dá ideia de futuro (o título), de passado(cartas, bondes) fazendo ligação com o hoje (presente). Poderíamos assim abrir espaço para uma discussão da transformação do mundo. Além disso faria com que os alunos percebessem a importância da literatura no sentido de que ela traduz o mundo de uma maneira bastante singular.

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  11. Olá! Meu nome é Paulo Marcelo tenho o nível de magistério conhecido como pedagógico na Escola normal Rui Barbosa e atualmente estou graduando Pedagogia em outra universidade estou no 6 período e atualmente cursando Historia na Ufs no Segundo período.
    Tenho já experiência em educação Eja e me identifico plenamente como essa modalidade, no entanto entendo que o professor do mesmo, deve ter uma flexibilidade para de se trabalhar os conteúdos de forma didática e clara, pois com a diversidade em sala de aula todos necessariamente todos, devem aprender mesmo que de forma diferente. E pelo que entendi no texto citado “Ano 3000”, é que mesmo com todas as transformações existente na atualidade, com toda essa modernidade, o homem sentirá a necessidade de voltar ao tempo, e valorizar as coisas mais simples para se viver melhor, com o corre, corre, vem se perdendo valores com relação às pequenas coisas, ou seja, a saudade do silêncio, a oportunidade de ouvir o canto dos pássaros, de curtir as cantigas mais antigas, saudade de escrever cartinhas de amor reuniões mais constantes entre seus familiares valorizando assim essência da simplicidade da vida.
    Dentro do assunto abordado, eu trabalharia os conteúdos de valores e princípios, e com ações simples que podem fazer com que tenhamos uma vida mais saudável e com perspectiva, pois valorizar quem está ao nosso lado como; pais, irmãos, amigos e ente queridos, nos possibilita paz interior e mais oportunidade diante do caos que estamos vivenciando, enfim, justamente quem busca a oportunidade através da Eja esta querendo sentir-se importante e visto no meio em que vive, e isso traria um resultado extraordinário.
    Como já tenho experiência com a área citada, tenho trabalhado esses conteúdos e posso garantir que tenho atraído grandes resultados.

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  12. Boa tarde, Meu nome é Fernanda faço Química Licenciatura na UFS. A metodologia que seria desenvolvida por mim teria como base a leitura crítica do texto. Bom, a leitura de cada "parágrafos" seria feita por três alunos e depois eu leria tudo de novo de maneira a trabalhar cada linha (começando pelo titulo) onde seria feitas perguntas de cunho critico sobre o tema que mais se adequa a minha area, a química, então trabalharia "Poluição: causas e efeitos". O efeito estufa (emissão de CO2).
    Exemplo de perguntas: o por que dos homens estarem cansados das máquinas? qual a justificativa você daria para que os cientistas voltassem ao passado? Quimicamente falando, o mundo no ano 3000 seria um lugar bom de se viver, justifique? Você gostaria de viver nessa epoca por quê? Entre outras perguntas. Ao final da discussão voltariamos ao título e discultiriamos de novo agora com mais fundamentação química e socio-econômica.
    Essa seria minha proposta de discussão, desenvolvimento e interpretação do texto fornecido.

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  13. Gostaria de parabenizar todos os participantes deste primeiro bloco de discussão pedagógica em torno do texto:
    "no ano 3000" tendo em vista sua apresentação específica a alunos de EJA a partir da perspectiva interdisciplinar.
    Ótima construção coletiva! Mais aprofundada por uns e menos aprofundada por outros, mas a caminho...
    Por fim, recomendo a todos os interessados: COPIAR todas as contribuições aqui registradas e a partir delas, elaborar a sua plataforma de trabalho a partir deste texto.
    Uma abordagem mais focada na sua área específica, mas sem perder de vista a reflexão sobre valores humanos proposta pelo texto, bem como a apresentação de atividades envolvendo a escrita. ESTA É A NOSSA RECOMENDAÇÃO PENSANDO NO FUTURO!!!

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  14. Meu nome é Flaubert. Apesar de ser da área de filosofia, gostaria de indicar também uma opção que não se relacionasse unicamente com essa matéria. Primeiro, claro, a questão filosófica. Iluminismo francês, séc. XVIII Jean-Jacques Rousseau. Crítica à noção de progresso. As ciências, as técnicas e as artes se desenvolvem, mas isso não repercute na moral tal qual se imagina vulgarmente. Há um desenvolvimento científico e técnico evidente, a sociedade avança para novos patamares, porém, o indivíduo decai. Texto recomendado, nesse caso, “Discurso sobre as ciências e as artes”. Ainda na área de filosofia, se pode recorrer a um autor latino, pertencente à escola do estoicismo, como Sêneca, contemporâneo de Jesus cristo, que, dentre outras coisas legou reflexões sobre “a busca da felicidade e a importância da reflexão interior. Para uma vida plena – recomenda o filósofo – é necessário o afastamento dos bens materiais e daquilo que traz infelicidade; somente assim se iniciaria o processo de aprimoramento espiritual”. Nesse segundo caso, uma leitura recomendada é a do pequeno texto intitulado “Da tranquilidade da vida”. Além da filosofia e do recurso à referência a obras clássicas, se pode utilizar do cinema. Dois filmes em especial, “Na natureza selvagem”, dirigido por Sean Penn, e “Era uma vez na América”, de Sérgio Leone. O primeiro por tematizar a relevância de determinados elementos associados à vida moderna e o segundo por ter como tema a Melancolia, a Memória e o Tempo, todos conceitos desenvolvidos largamente durante o transcorrer da tradição filosófica, e ainda contar com belíssima trilha sonora composta por Ennio Morricone. O que colocaria alunos em contato com duas vertentes artísticas, cinema e música e também com o exercício filosófico.

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  15. Olá pessoal, meu nome é Darliane e sou do curso de Biologia. Eu proporia em sala de aula que nós, tanto os facilitadores como discentes, buscassemos compreender o que é o método cientifico trabalhando com o seguinte trecho "Cientistas inventarão novamente", a partir desse ponto irimos abordar como é o trabalho científico, e propor aos discentes que eles tentassem inventar alguma coisa, mesmo que pareça simples, mas iria procurar incentivá-los a compreeder melhor como é a ciência, nisso não está incluida só a biologia mas também outras áreas de ensino.

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  16. Baseando-se no texto, eu trabalharia principalmente o tema globalização, fazendo uma abordagem histórica do atual modelo econômico, causando os principais problemas sociais. Explicaria que no estágio de globalização que o mundo se encontra, é indispensável o uso da palavra interdependência, já que o mundo está completamente entrelaçado e a mercê desta ligação sócio-econômico-político e cultural.
    Uma proposta de atividade escrita seria:

    1ª) O que você entende sobre globalização?
    2ª) Quais os meios de comunicação que influenciam na globalização?
    3ª) O que você acha positivo e negativo na globalização?

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  17. Olá, sou Jucicleide, licenciada em Pedagogia e graduando em geografia no 2o Período pela UFS.
    Dentro do assunto abordado, trabalharia os conteúdos de valores e princípios, e com ações simples que podem fazer com que tenhamos uma vida mais saúdavel, valoizando quem está ao nosso redor como: pais, irmãos, amigos e etc.Trabalharia também a leitura de cada parágrafos e interpretação do texto fornecido. Essa seria a minha proposta de discussão.

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  18. José Henrique Leal Dantas7 de maio de 2011 às 13:34

    Olá, sou José Henrique Leal Dantas, Graduando do Curso Superior em Saneamento Ambiental,
    Voltando o conteúdo abordado para a minha área de atuação, estimularia os alunos a fazerem uma retrospectiva com relação ao tempo em que eram mais novos até os dias atuais. Levantando a seguinte questão: "Como a tecnologia ajudou ou atrapalhou na construção de suas historias de vidas e como essa tecnologia afetou na transformação do meio ambiente em que vivemos."
    A partir de um conceito formado em sala com relação aos prós e contras do avanço tecnológico, e sua relação com as questões ambientais, trabalharíamos a leitura e a escrita.
    A metodologia aplicada seria:
    Apresentação de fotos/imagens com os objetos (de nomenclatura simplificada, devido ao grau de instrução dos dicentes) que sofreram diversas transformações ao decorrer do tempo, como exemplo: telefone, carro, televisão, rádio, entre outros.
    A partir da visualização das imagens sera proposto aos alunos para que os mesmos formem frases relacionando a aplicação desses objetos no seu dia-a-dia.
    Deste modo trabalharíamos a escrita intuitiva devido à visualização das imagens, e logo após trabalharíamos a leitura das frases produzidas pelos discentes.

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  19. Minha proposta de ensino a respeito do texto "No ano 3000" será envolvendo a minha área de estudo, que é português.

    * Abriria de início um momento para diálogo, o texto envolve passado e futuro, como era e como será, a vida das pessoas, do que terão saudade, o que desejarão ter novamente, quais são as coisas que o passado deixou saudades e que o futuro poderá devolver às pessoas. abriria um diálogo sobre estes aspectos e outros, que seriam abordados pelos próprios alunos, e a partir de tudo o que foi discutido pediria para que fosse produzido um texto em relação ao "No ano 3000", uma dissertação, um texto com opiniões.

    ** Gramaticalmente falando, poderia dividir o texto em orações, ensinar como essa divisão pode ser feita, a partir dos verbos presentes, e a partir desse ponto inicial poderíamos trabalhar Sujeito e Predicado, definir o que é o sujeito, seus tipos, o predicado, o tempo dos verbos,...

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  20. Continuando...
    Além de ser trabalhado também a leitura em voz alta, pedir para um aluno começar a leitura, outro continuar e assim por diante, trabalhando então com a entonação da voz num ambiente com várias pessoas, para que todos pudessem ouvir e compreender a pronúncia das palavras.

    Lúcia Bispo (Português Licenciatura - UFS)

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  21. Olá, meu nome é zuleide,graduanda do curso de letras (Português/Espanhol) 3ºperíodo da UFS.Diante desse texto,eu trabalharia da seguinte forma:faria a leitura com os alunos e depois junto com eles, promoveria uma conversa fazendo uma analogia do texto com a realidade em que vivemos; deixando os alunos expressarem suas ideias,confrontando com a ideia que o texto quer transmitir.Acho que seria bem interessante ouvir o que eles filtraram do texto confrontando com a ideia do outro.

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  22. MEU NOME É ANGELA SOU GRADUADA EM PEDAGOGIA E GRADUANDO GEOGRAFIA A MINHA PROPOSTA É DEPOIS DA LEITURA DO TEXTO CONVERSARIA COM OS ALUNOS A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PERGUNTARIA SE ELES ESTAVAM FAZENDO A PARTE DELES EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.O SISTEMA SOLAR, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ETC...

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