sábado, 7 de maio de 2011

SEGUNDA PROPOSTA DE ATIVIDADE - PROJETO: Pró-docência para a EJA. TEMA: Perfil do aluno da EJA

Estabeleça o debate conosco a partir das seguintes questões:

1. Qual era o seu conhecimento prévio sobre o perfil do aluno da EJA?
2. Após discussões e pesquisas, como você definiria este aluno?
3. Quais as suas espectativas em relação a este aluno? O que você espera encontrar?

13 comentários:

  1. Selma C de Jesus
    Aluno de Letras Português-Espanhol

    1° Qual era o seu conhecimento prévio sobre o perfil do aluno da EJA?
    Resposta:
    Meu conhecimento sobre o EJA não era um conhecimento preconceituoso, por que minha mãe fez o segundo grau no EJA, depois de 30 anos que deixou os estudos para ser dedicar ao lar e aos filhos. Eu sempre ouvia os seus relatos de como era na sala de aula, a participação dos alunos que, mesmo cansados, iam para a aula demonstrando interesse para aprender, superando as dificuldades.
    Para mim o perfil de um aluno da EJA é aquele aluno que trabalha, seja em casa ou em um trabalho formal, mas que por alguma motivo quer concluir os seus estudos, seja por motivos pessoais, seja por profissionais. Em geral são pessoas que tem uma história de vida que pode ser aproveitada em sala de aula pelos professores, por que para mim a aluno e suas experiências de vida também podem ser usados como um recurso de metodologia em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. 2. Após discussões e pesquisa, como você definiria este aluno?
    A EJA é concebida como aprendizagem permanente e não suplementares. O perfil do aluno da EJA é em geral composto por pessoas das camadas mais pobres da sociedade, são estes trabalhadores, negros, domésticas, subempregados, muitas vezes oprimidos e excluídos. O trabalho tem um papel fundamental na vida dessas pessoas e é por meio dele e através dele que muitos retomam a vida escolar e nela permanecem. Por isso é fundamental que a EJA favoreça a emancipação do aluno. A educação de Jovens e adultos não é um ato apenas de ensino-aprendizagem, mas é também uma perspectiva de mudanças.

    ResponderExcluir
  3. 1º. Qual era o seu conhencimento prévio sobre o perfil do aluno da EJA?
    RESPOSTA: Meu pensamento estava e ainda está voltado para alunos que são empregadas domésticas, proletariados, donas de casa, serventes, trabalhadores rurais, etc. que deixarão seus estudos por razões pessoais; por uma questão financeira, para ajudar na renda familiar ou se sustentar; ou porque não tinha escolas na região em que mora. Voltando a sala de aula para se qualificar e buscar melhores oportunidades de emprego.

    ResponderExcluir
  4. 2º. Após discussões e pesquisas, como você definiria este aluno?
    RESPOSTA: Depois do breve diálogo de sexta feira e de pesquisar o assunto, pude ampliar meu entedimento.
    Defino o aluno do EJA como homens e mulhere; jovens e adultos; empregados ou desempregados; podem saber ler e escrever ou não e que se incluem nas camadas mais pobres da sociedade. Eles tiveram seus valores éticos e morais formados a partir das suas experiências de vida , do ambiente e da realidade cultural em que estão inseridos.
    Sao caracterizados pela baixa autoestima e por sentimentos de insegurança frente aos novos desafios. Mas buscam um desenvolvimento pessoal e profissional motivaddos pelo apoio da familia, pelo sentimento de conquista de um direito; pela sensação de dignidade e capacidade demonstrando que não existe idade limite para se adquirir conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. 3º.Quais as suas espectativas em relação a este aluno? O que você espera encontrar?
    RESPOSTA: Espero que estes alunos que vêm pela primeira vez ou retornam para a sala de aula tenham o intuito de aprender, queiram se socializar com outras pessoas, muitos vão precisar ser motivados com ânimo e coragem para não desistirem e possam superar suas dificuldades e limitações.
    Tenho a espectativa de que possa existir uma troca de experiência entre professor-aluno e aluno-professor enriquecendo nossa bagagem com lições de vida, cultura e idéias novas.

    ResponderExcluir
  6. Estamos avançando em relação á concepção epistemológica a respeito da EJA, do seu aluno...
    Penso que a experiência do Projeto: Pró-docência para a EJA vai ser enriquecedora para todos os que com ela estão se envolvendo.
    Parabéns, moçada!

    ResponderExcluir
  7. Doravante, quem se posicionar, por favor, tome como ponto de partida as declarações já realizadas a respeito do tema, concorde com elas ou discorde delas. Para que, efetivamente, se promova o debate a respeito!!!

    ResponderExcluir
  8. 1) O meu conhecimento ainda é superficial, pois o que adquiro até então são teorias e experiências de outrem. Porém já fiz uma observação em sala de aula com alunos da EJA e aprendi muito também. Sei que esses alunos, ou a grande maioria deles, já constituíram família, têm filho(s), os trabalhos são braçais, muito árduos e o que os diferenciam dos alunos regulares é justamente a força de vontade e a consciência de que eles necessitam aprender/conhecer mais, o valor dado aos estudos é maior.

    2) Eu o definiria justamente como uma pessoa persistente em alcançar seus objetivos no aprendizado e de se superar e viver melhor, conseguir melhores empregos, pois ao adquirir mais conhecimentos e habilidades na escola eles têm como alcançar coisas melhores para viverem bem.

    3) O aluno da EJA já conhece muitas coisas, é capaz de dialogar sobrte vários assuntos, porém as dificuldades estão em escrever, interpretar textos, em ler e entender textos compridos ou em saber o significado de algumas palavras, não comum ao dia-a-dia.
    Eu sei que irei encontrar pessoas inteligentes, poderei trocar e adquirir conhecimentos com eles e ajudá-los transmitindo um bom ensino de leitura, escrita e interpretação de textos, especificamente, como também auxiliá-los em outras áreas.

    Lúcia Bispo (Português Licenciatura - UFS)

    ResponderExcluir
  9. Me chamo Melânia Lima e sou graduada em Letras pela UFS e aluna do curso de Biblioteconomia.

    Qual era o seu conhecimento prévio sobre o perfil do aluno da EJA?

    R= Eu pensava que o aluno da EJA era aquele semi-analfabeto, que não teve oportunidade de estudar no ensino regular por motivos sociais e econômicos variados. Com base em preconceitos sociais, tirei conclusões, segundo as quais me fez acreditar que os alunos se interessavam por esse ensino, tendo em vista o curto período de conclusão do ensino básico.

    ResponderExcluir
  10. Eu,Zuleide, sou leiga no assunto.Carrego comigo apenas aquilo que já ouvir de outros, e aquilo que agora estou aprendendo com essa nova oportunidade do Seppeja.Todavia, como não sou assim tão novinha, trago comigo também uma certa bagagem que me faz entender esse aluno da EJA.Portanto, respondendo as questões, me posiciono da seguinte maneira:

    1- Acredito que o aluno do EJA é aquele que por algum motivo não conseguiu concluir os estudos no tempo normal.

    2-Em geral os alunos do EJA, são pessoas que trabalham o dia todo e em serviços geralmente pesados(isso na grande maioria),mas que carregam dentro de si um desejo muito grande de concluir os estudos e vencer na vida; ou pelo menos aprender aquilo que por circunstâncias adversas foi-lhe tirado esse direito,o qual, para todo indivíduo é uma riqueza incalculável.

    3-Eu espero encontrar alunos, não com muita disposição física em sala de aula, visto que trabalham o dia todo e chegam em sala muito cansados; mas internamente eu espero e confio nesta premisa,encontrar alunos dispostos a aprender e com vontade de se destacar na vida em sociedade.Nesse processo ensino-aprendizagem,eu espero poder contribuir para que isso aconteça.

    2-

    ResponderExcluir
  11. Me chamo Jucicleide, sou graduada em Pedagogia e graduando em Geografia pela UFS.

    1) Qual era o seu conhecimento prévio sobre o perfil do aluno da EJA?
    R= Para mim o perfil do aluno da EJA é aquele que não concluiu seus estudos por falta de oportunidade de estudar por motivos profissionais e pessoais, ou seja, são pessoas que tem uma história de vida em sala de aula pelos professores.

    ResponderExcluir
  12. Me chamo Jucicleide.

    2) Após discussões e pesquisas, como você definiria este aluno?
    R= Operfil do aluno da Eja é em geral formado por pessoas das camadas mais pobres, são trabalhadores empregados ou desempregados e muitas vezes excluído e oprimido, são homens, mulheres, jovens e adultos.

    ResponderExcluir
  13. Me chamo Jucicleide.

    3) Quais as suas espectativas em relação a este aluno? O que você espera encontrar?
    R= Espero que estes alunos venham com intuito de aprender socializando com outras pessoas.
    A minha espectativa é que exista uma toca de experiência entre porfessor-aluno e aluno-professor.

    ResponderExcluir