domingo, 5 de junho de 2011

PROPOSTA DE ATIVIDADE - PROJETO: Pró-docência para a EJA



Olá,
para essa semana propomos a seleção de um dos textos da cartilha e a apresentação de uma proposta de trabalho com uma turma de EJA, pautada nos norteamentos apresentados até agora.

Boa semana e até sexta,

Profª Jeane Andrade
SEPPEJA/CODAP-UFS

11 comentários:

  1. Há no texto “Quadrinhos”, página 37, sequências de duas histórias em quadrinhos. Pode ser feita a leitura dessas histórias a partir da perspectiva da importância do trabalho em equipe e da relação de poder entre o ‘forte’ e o ‘fraco’. Abaixo apresento uma proposta de questionário para que os alunos respondam, após a leitura feita pelo professor e por eles, e assim haja uma construção de saber em conjunto. O questionário foi elaborado da seguinte forma: as primeiras perguntas permitem que os alunos reconheçam o gênero apresentado a eles e façam uma leitura dos signos que o compõem; as demais perguntas abrem espaço para o diálogo em sala de aula a partir da inferência do texto, ou seja, os alunos irão contribuir com a tessitura do texto formando e formulando as suas opiniões.
    Segue o questionário abaixo:
    1. Que tipo de texto/história vocês podem perceber?
    2. O que é história em quadrinhos?
    3. Quantas histórias em quadrinhos há?
    4. Como é feita a leitura de uma história em quadrinhos?
    5. Quem são os personagens da primeira história?
    6. Você conhece a Mônica? Quais são as características dela?
    7. Por que a Mônica sempre quer bater no Cebolinha?
    8. Por que a Mônica não bateu no ‘Titi’, amigo de Cebolinha?
    9. O que ocorre na segunda história em quadrinhos?
    10. Por que as pessoas têm medo dos mais fortes?
    11. Será que os fortes são fortes mesmo?
    12. Explique a frase “A união faz a força”.
    13. O que é uma Associação de Moradores?
    14. O que é uma Cooperativa?
    15. Você faz parte de alguma dessas instituições?
    16. Qual a importância de uma dessas instituições em uma comunidade? Na sua comunidade existe alguma?
    17. Quais os maiores problemas enfrentado por sua comunidade?
    18. Você sozinho pode resolvê-los ou em equipe seria muito mais fácil?
    19. Você já participou ou participa de algum trabalho em equipe ou um mutirão? Qual?
    20. Qual a importância de um líder em um trabalho em conjunto?
    21. Você luta por seus direitos?

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  2. Flaubert Marques da Cruz

    Devido o excesso de atividades essa semana não consegui reservar tempo para o blog do SEPPEJA, mas, mesmo assim, tentarei escrever algo, mesmo que não seja a contribuição mais minunciosa que gostaria de fazer.
    Ao folhear o livreto, o texto que mais chamou a minha atenção se encontra na página 23. "Direito de ter direitos". Como minha área é a Filosofia, recorreria basicamente a duas áreas Ética e Filosofia do Direito...

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  3. Flaubert Marques da Cruz

    Inicialmente apresentaria o texto para os alunos com ajuda do retroprojetor. Perguntaria a classe se alguém conseguiria ler o título. Se não obtivesse resposta, daria algumas dicas. Diria que ele, o título do texto, é composto por uma palavra que se apresenta no dia-a-dia de todas as pessoas, independente de raça, idade, sexo ou religião... Constitui um dos conceitos mais importantes de qualquer sociedade...

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  4. Flaubert Marques da Cruz

    O texto escolhido é um excelente mote para discutir uma questão das mais importantes, se não a mais importante quando se fala em vida social.

    Se, apesar das dicas, os alunos não conseguirem chegar a palavra "Direito" só então diria o título do texto. Marcaria a palavra, e discutiria um pouco com os alunos sobre a relação cotidiana deles com direitos e deveres sociais.
    Perguntaria a eles quais outras palavras poderia ser colocas juntas com "Direito", ou seja, quais palavras se relacionam com direito, exemplo dessas são, lei, advogado, justiça, humanidade, liberdade, obrigação, proteção etc.

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  5. Flaubert Marques da Cruz

    Escreveria as palavras associadas a "Direito" no quadro, ou melhor, pediria aos alunos que citasse quais palavras esses colocariam ao lado de "Direito". Depois pediria que os alunos identificassem se essas palavras aparecem no texto. Dividiria a classe em grupos e cada um desses grupos ficaria com um pedaço (parágrafo) do texto. Daria uns 15 min. para que eles buscassem essas palavras e depois cada grupo teria oportunidade de mostrar se encontraram ou não alguma das palavras escritas previamente no quadro...

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  6. Flaubert Marques da Cruz

    Direito, cidadania, público, humanidade, conquista, liberdade, luta, etc, são exemplos das palavras que os alunos encontram no texto e que se associam com o tema do texto que é justamente o modo como se constroem os "Direitos".

    Após esse momento perguntaria aos alunos como que se dá a construção dos direitos na sociedade, se todos tem ou deveriam ter acesso a direitos e se haveria conjunto de direitos básicos que todas as pessoas deveriam ter.
    Assistiriamos um pequeno documentário chamado "Ilha das flores", e ao termíno do filme fechariamos a noite com a proposta de uma lista de direitos básicos que todos os seres humanos deveriam ter, como por exemplo, direito a liberdade, alimentação, moradia, saúde etc

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  7. Catharine e Flaubert...
    Parabéns pelo empenho e pela pertinência das colocações de vocês.
    parabéns!
    Espero, apenas, que todos os colegas possam pensar a respeito de como o fariam, se os imitariam(boas ideias devem ser imitadas) ou se espelhariam em vocês para criar novas perspectivas!!
    um abração!

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  8. Olá caros amigos, achei muito interessante os textos que vocês trabalharam e as propostas de atividades.
    Meu texto foi MUNIÇÍPIO OU CIDADE, BAIRRO OU DISTRITO? (PÁG 26)

    Fazendo uma análise, notamos que o texto é muito rico em informações do próprio quotidiano do aluno da EJA, que se depara diariamente com vários termos, no entanto não sabem diferenciá-los.
    Tá aí a importância de se trabalhar temas como município, bairro, distrito, ou até país, continente, conceito de mundo e diferenciar todos eles.

    Minha proposta de atividades seria a seguinte:

    Inicialmente abordaria o tema em sala de aula e perguntaria qual é o bairro, cidade e estado de cada um dos alunos, assim como o prefeito,o governador, o presidente e alguns vereadores. Posteriormente tentaria explicar o conceito de cada um, relacionando com a realidade de cada aluno. Sem contar com o auxílio do mapa do estado de sergipe e do brasil, demonstrando do local para o global.
    Exemplo: O colégio de aplicação está inserido da universidade, que por sua vez está no distrito Rosa Elze que é uma parte da cidade de São Cristóvão que constitui o estado de sergipe.( Isso pode ser explicado por meio de um mapa)
    De iníçio pode parecer confuso, mas como eu pegarei a realidade dos alunos, suas respectivas cidades, prefeitos, vereadores, etc...e explicarei seus conceitos e suas funções.
    Esses temas devem ser frequentemente abordados nas salas da EJA por ser uma realidade presente na vida dos alunos e infelizmente os mesmos não tem conhecimento.

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  9. Amanda Figueira Nunes Santos17 de junho de 2011 às 05:14

    De acordo com minha área acadêmica , Biologia, eu escolho o texto "Cuidado com o Esqueleto" da página 66 para trabalhar com os alunos visto que é um assunto muito comum no dia a dia das pessoas.
    Eu utilizaria a forma proposta pela EJA para trabalhar que é através de perguntas e questionamentos.Além utilizar cartazes que mostrem o esqueleto e as posições corretas.
    1º- Vocês sabem o que é o esqueleto?
    2º- Para que ele serve?
    3º- De que ele é composto?
    4º- Qual a maneira certa de caminhar, sentar, subir uma escada, etc.?
    5º- Quais os benefícios de uma postura correta para a sua saúde?
    6º- Quais são as doenças decorrentes de um má posição?
    7º- Exemplificar ensinando exercícios de alongamento que podem serem feitos em casa.

    Amanda Figueira Nunes Santos

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  10. De acordo com a munha área acadêmica, Pedagogia, eu escolheria o texto "O Chão e o Pão da página 54 para trabalhar com os alunos.
    Usaria como forma de proposta pela EJA para trabalhar através de conversas, utilização de cartazes,identificação das vogais e alfabeto,separação de sílabas, significado das palavras, ortografia, a importância da higiene.
    1)Quantas estofes e versos possui o texto?
    2)Quantas vezes aparece a palavra chão?
    3)Conte o número de personagens que apresenta no texto.
    4)No texto apresenta diversas raças?

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  11. Paulo Adriano e Catharine,
    gostei muito das ideias de vocês para abordar os textos que mencionaram...
    parabéns!
    creio que estamos no caminho!

    Juci, seja bem-vinda a nossa discussão!
    Mas, em relação à proposta por você apresentada, pediria que apontasse questionamentos que favorecessem ou ao processo de alfabetização do aluno através deste texto como:
    - que observam de igual entre todas as palavras do texto?
    - que palavras se iniciam com a mesma letra?

    ou perguntas que propusesse um nível de leitura mais aprofundado tais como:
    - de que assunto trata o texto?
    - que lição nos apresenta?

    advertência:
    nesta abordagem não vamos nos ater a questões gramaticais ou de estrutura do
    texto, mas a sua leitura e a escrita que se puder propor a partir dele.
    Ok?

    Um abração!

    Josefa

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