PROPOSTA DE ATIVIDADE - PROJETO: Pró-docência para a EJA
Olá, para essa semana propomos a seleção de um dos textos da cartilha e a apresentação de uma proposta de trabalho com uma turma de EJA, pautada nos norteamentos apresentados até agora.
Há no texto “Quadrinhos”, página 37, sequências de duas histórias em quadrinhos. Pode ser feita a leitura dessas histórias a partir da perspectiva da importância do trabalho em equipe e da relação de poder entre o ‘forte’ e o ‘fraco’. Abaixo apresento uma proposta de questionário para que os alunos respondam, após a leitura feita pelo professor e por eles, e assim haja uma construção de saber em conjunto. O questionário foi elaborado da seguinte forma: as primeiras perguntas permitem que os alunos reconheçam o gênero apresentado a eles e façam uma leitura dos signos que o compõem; as demais perguntas abrem espaço para o diálogo em sala de aula a partir da inferência do texto, ou seja, os alunos irão contribuir com a tessitura do texto formando e formulando as suas opiniões. Segue o questionário abaixo: 1. Que tipo de texto/história vocês podem perceber? 2. O que é história em quadrinhos? 3. Quantas histórias em quadrinhos há? 4. Como é feita a leitura de uma história em quadrinhos? 5. Quem são os personagens da primeira história? 6. Você conhece a Mônica? Quais são as características dela? 7. Por que a Mônica sempre quer bater no Cebolinha? 8. Por que a Mônica não bateu no ‘Titi’, amigo de Cebolinha? 9. O que ocorre na segunda história em quadrinhos? 10. Por que as pessoas têm medo dos mais fortes? 11. Será que os fortes são fortes mesmo? 12. Explique a frase “A união faz a força”. 13. O que é uma Associação de Moradores? 14. O que é uma Cooperativa? 15. Você faz parte de alguma dessas instituições? 16. Qual a importância de uma dessas instituições em uma comunidade? Na sua comunidade existe alguma? 17. Quais os maiores problemas enfrentado por sua comunidade? 18. Você sozinho pode resolvê-los ou em equipe seria muito mais fácil? 19. Você já participou ou participa de algum trabalho em equipe ou um mutirão? Qual? 20. Qual a importância de um líder em um trabalho em conjunto? 21. Você luta por seus direitos?
Devido o excesso de atividades essa semana não consegui reservar tempo para o blog do SEPPEJA, mas, mesmo assim, tentarei escrever algo, mesmo que não seja a contribuição mais minunciosa que gostaria de fazer. Ao folhear o livreto, o texto que mais chamou a minha atenção se encontra na página 23. "Direito de ter direitos". Como minha área é a Filosofia, recorreria basicamente a duas áreas Ética e Filosofia do Direito...
Inicialmente apresentaria o texto para os alunos com ajuda do retroprojetor. Perguntaria a classe se alguém conseguiria ler o título. Se não obtivesse resposta, daria algumas dicas. Diria que ele, o título do texto, é composto por uma palavra que se apresenta no dia-a-dia de todas as pessoas, independente de raça, idade, sexo ou religião... Constitui um dos conceitos mais importantes de qualquer sociedade...
O texto escolhido é um excelente mote para discutir uma questão das mais importantes, se não a mais importante quando se fala em vida social.
Se, apesar das dicas, os alunos não conseguirem chegar a palavra "Direito" só então diria o título do texto. Marcaria a palavra, e discutiria um pouco com os alunos sobre a relação cotidiana deles com direitos e deveres sociais. Perguntaria a eles quais outras palavras poderia ser colocas juntas com "Direito", ou seja, quais palavras se relacionam com direito, exemplo dessas são, lei, advogado, justiça, humanidade, liberdade, obrigação, proteção etc.
Escreveria as palavras associadas a "Direito" no quadro, ou melhor, pediria aos alunos que citasse quais palavras esses colocariam ao lado de "Direito". Depois pediria que os alunos identificassem se essas palavras aparecem no texto. Dividiria a classe em grupos e cada um desses grupos ficaria com um pedaço (parágrafo) do texto. Daria uns 15 min. para que eles buscassem essas palavras e depois cada grupo teria oportunidade de mostrar se encontraram ou não alguma das palavras escritas previamente no quadro...
Direito, cidadania, público, humanidade, conquista, liberdade, luta, etc, são exemplos das palavras que os alunos encontram no texto e que se associam com o tema do texto que é justamente o modo como se constroem os "Direitos".
Após esse momento perguntaria aos alunos como que se dá a construção dos direitos na sociedade, se todos tem ou deveriam ter acesso a direitos e se haveria conjunto de direitos básicos que todas as pessoas deveriam ter. Assistiriamos um pequeno documentário chamado "Ilha das flores", e ao termíno do filme fechariamos a noite com a proposta de uma lista de direitos básicos que todos os seres humanos deveriam ter, como por exemplo, direito a liberdade, alimentação, moradia, saúde etc
Catharine e Flaubert... Parabéns pelo empenho e pela pertinência das colocações de vocês. parabéns! Espero, apenas, que todos os colegas possam pensar a respeito de como o fariam, se os imitariam(boas ideias devem ser imitadas) ou se espelhariam em vocês para criar novas perspectivas!! um abração!
Olá caros amigos, achei muito interessante os textos que vocês trabalharam e as propostas de atividades. Meu texto foi MUNIÇÍPIO OU CIDADE, BAIRRO OU DISTRITO? (PÁG 26)
Fazendo uma análise, notamos que o texto é muito rico em informações do próprio quotidiano do aluno da EJA, que se depara diariamente com vários termos, no entanto não sabem diferenciá-los. Tá aí a importância de se trabalhar temas como município, bairro, distrito, ou até país, continente, conceito de mundo e diferenciar todos eles.
Minha proposta de atividades seria a seguinte:
Inicialmente abordaria o tema em sala de aula e perguntaria qual é o bairro, cidade e estado de cada um dos alunos, assim como o prefeito,o governador, o presidente e alguns vereadores. Posteriormente tentaria explicar o conceito de cada um, relacionando com a realidade de cada aluno. Sem contar com o auxílio do mapa do estado de sergipe e do brasil, demonstrando do local para o global. Exemplo: O colégio de aplicação está inserido da universidade, que por sua vez está no distrito Rosa Elze que é uma parte da cidade de São Cristóvão que constitui o estado de sergipe.( Isso pode ser explicado por meio de um mapa) De iníçio pode parecer confuso, mas como eu pegarei a realidade dos alunos, suas respectivas cidades, prefeitos, vereadores, etc...e explicarei seus conceitos e suas funções. Esses temas devem ser frequentemente abordados nas salas da EJA por ser uma realidade presente na vida dos alunos e infelizmente os mesmos não tem conhecimento.
De acordo com minha área acadêmica , Biologia, eu escolho o texto "Cuidado com o Esqueleto" da página 66 para trabalhar com os alunos visto que é um assunto muito comum no dia a dia das pessoas. Eu utilizaria a forma proposta pela EJA para trabalhar que é através de perguntas e questionamentos.Além utilizar cartazes que mostrem o esqueleto e as posições corretas. 1º- Vocês sabem o que é o esqueleto? 2º- Para que ele serve? 3º- De que ele é composto? 4º- Qual a maneira certa de caminhar, sentar, subir uma escada, etc.? 5º- Quais os benefícios de uma postura correta para a sua saúde? 6º- Quais são as doenças decorrentes de um má posição? 7º- Exemplificar ensinando exercícios de alongamento que podem serem feitos em casa.
De acordo com a munha área acadêmica, Pedagogia, eu escolheria o texto "O Chão e o Pão da página 54 para trabalhar com os alunos. Usaria como forma de proposta pela EJA para trabalhar através de conversas, utilização de cartazes,identificação das vogais e alfabeto,separação de sílabas, significado das palavras, ortografia, a importância da higiene. 1)Quantas estofes e versos possui o texto? 2)Quantas vezes aparece a palavra chão? 3)Conte o número de personagens que apresenta no texto. 4)No texto apresenta diversas raças?
Paulo Adriano e Catharine, gostei muito das ideias de vocês para abordar os textos que mencionaram... parabéns! creio que estamos no caminho!
Juci, seja bem-vinda a nossa discussão! Mas, em relação à proposta por você apresentada, pediria que apontasse questionamentos que favorecessem ou ao processo de alfabetização do aluno através deste texto como: - que observam de igual entre todas as palavras do texto? - que palavras se iniciam com a mesma letra?
ou perguntas que propusesse um nível de leitura mais aprofundado tais como: - de que assunto trata o texto? - que lição nos apresenta?
advertência: nesta abordagem não vamos nos ater a questões gramaticais ou de estrutura do texto, mas a sua leitura e a escrita que se puder propor a partir dele. Ok?
Há no texto “Quadrinhos”, página 37, sequências de duas histórias em quadrinhos. Pode ser feita a leitura dessas histórias a partir da perspectiva da importância do trabalho em equipe e da relação de poder entre o ‘forte’ e o ‘fraco’. Abaixo apresento uma proposta de questionário para que os alunos respondam, após a leitura feita pelo professor e por eles, e assim haja uma construção de saber em conjunto. O questionário foi elaborado da seguinte forma: as primeiras perguntas permitem que os alunos reconheçam o gênero apresentado a eles e façam uma leitura dos signos que o compõem; as demais perguntas abrem espaço para o diálogo em sala de aula a partir da inferência do texto, ou seja, os alunos irão contribuir com a tessitura do texto formando e formulando as suas opiniões.
ResponderExcluirSegue o questionário abaixo:
1. Que tipo de texto/história vocês podem perceber?
2. O que é história em quadrinhos?
3. Quantas histórias em quadrinhos há?
4. Como é feita a leitura de uma história em quadrinhos?
5. Quem são os personagens da primeira história?
6. Você conhece a Mônica? Quais são as características dela?
7. Por que a Mônica sempre quer bater no Cebolinha?
8. Por que a Mônica não bateu no ‘Titi’, amigo de Cebolinha?
9. O que ocorre na segunda história em quadrinhos?
10. Por que as pessoas têm medo dos mais fortes?
11. Será que os fortes são fortes mesmo?
12. Explique a frase “A união faz a força”.
13. O que é uma Associação de Moradores?
14. O que é uma Cooperativa?
15. Você faz parte de alguma dessas instituições?
16. Qual a importância de uma dessas instituições em uma comunidade? Na sua comunidade existe alguma?
17. Quais os maiores problemas enfrentado por sua comunidade?
18. Você sozinho pode resolvê-los ou em equipe seria muito mais fácil?
19. Você já participou ou participa de algum trabalho em equipe ou um mutirão? Qual?
20. Qual a importância de um líder em um trabalho em conjunto?
21. Você luta por seus direitos?
Flaubert Marques da Cruz
ResponderExcluirDevido o excesso de atividades essa semana não consegui reservar tempo para o blog do SEPPEJA, mas, mesmo assim, tentarei escrever algo, mesmo que não seja a contribuição mais minunciosa que gostaria de fazer.
Ao folhear o livreto, o texto que mais chamou a minha atenção se encontra na página 23. "Direito de ter direitos". Como minha área é a Filosofia, recorreria basicamente a duas áreas Ética e Filosofia do Direito...
Flaubert Marques da Cruz
ResponderExcluirInicialmente apresentaria o texto para os alunos com ajuda do retroprojetor. Perguntaria a classe se alguém conseguiria ler o título. Se não obtivesse resposta, daria algumas dicas. Diria que ele, o título do texto, é composto por uma palavra que se apresenta no dia-a-dia de todas as pessoas, independente de raça, idade, sexo ou religião... Constitui um dos conceitos mais importantes de qualquer sociedade...
Flaubert Marques da Cruz
ResponderExcluirO texto escolhido é um excelente mote para discutir uma questão das mais importantes, se não a mais importante quando se fala em vida social.
Se, apesar das dicas, os alunos não conseguirem chegar a palavra "Direito" só então diria o título do texto. Marcaria a palavra, e discutiria um pouco com os alunos sobre a relação cotidiana deles com direitos e deveres sociais.
Perguntaria a eles quais outras palavras poderia ser colocas juntas com "Direito", ou seja, quais palavras se relacionam com direito, exemplo dessas são, lei, advogado, justiça, humanidade, liberdade, obrigação, proteção etc.
Flaubert Marques da Cruz
ResponderExcluirEscreveria as palavras associadas a "Direito" no quadro, ou melhor, pediria aos alunos que citasse quais palavras esses colocariam ao lado de "Direito". Depois pediria que os alunos identificassem se essas palavras aparecem no texto. Dividiria a classe em grupos e cada um desses grupos ficaria com um pedaço (parágrafo) do texto. Daria uns 15 min. para que eles buscassem essas palavras e depois cada grupo teria oportunidade de mostrar se encontraram ou não alguma das palavras escritas previamente no quadro...
Flaubert Marques da Cruz
ResponderExcluirDireito, cidadania, público, humanidade, conquista, liberdade, luta, etc, são exemplos das palavras que os alunos encontram no texto e que se associam com o tema do texto que é justamente o modo como se constroem os "Direitos".
Após esse momento perguntaria aos alunos como que se dá a construção dos direitos na sociedade, se todos tem ou deveriam ter acesso a direitos e se haveria conjunto de direitos básicos que todas as pessoas deveriam ter.
Assistiriamos um pequeno documentário chamado "Ilha das flores", e ao termíno do filme fechariamos a noite com a proposta de uma lista de direitos básicos que todos os seres humanos deveriam ter, como por exemplo, direito a liberdade, alimentação, moradia, saúde etc
Catharine e Flaubert...
ResponderExcluirParabéns pelo empenho e pela pertinência das colocações de vocês.
parabéns!
Espero, apenas, que todos os colegas possam pensar a respeito de como o fariam, se os imitariam(boas ideias devem ser imitadas) ou se espelhariam em vocês para criar novas perspectivas!!
um abração!
Olá caros amigos, achei muito interessante os textos que vocês trabalharam e as propostas de atividades.
ResponderExcluirMeu texto foi MUNIÇÍPIO OU CIDADE, BAIRRO OU DISTRITO? (PÁG 26)
Fazendo uma análise, notamos que o texto é muito rico em informações do próprio quotidiano do aluno da EJA, que se depara diariamente com vários termos, no entanto não sabem diferenciá-los.
Tá aí a importância de se trabalhar temas como município, bairro, distrito, ou até país, continente, conceito de mundo e diferenciar todos eles.
Minha proposta de atividades seria a seguinte:
Inicialmente abordaria o tema em sala de aula e perguntaria qual é o bairro, cidade e estado de cada um dos alunos, assim como o prefeito,o governador, o presidente e alguns vereadores. Posteriormente tentaria explicar o conceito de cada um, relacionando com a realidade de cada aluno. Sem contar com o auxílio do mapa do estado de sergipe e do brasil, demonstrando do local para o global.
Exemplo: O colégio de aplicação está inserido da universidade, que por sua vez está no distrito Rosa Elze que é uma parte da cidade de São Cristóvão que constitui o estado de sergipe.( Isso pode ser explicado por meio de um mapa)
De iníçio pode parecer confuso, mas como eu pegarei a realidade dos alunos, suas respectivas cidades, prefeitos, vereadores, etc...e explicarei seus conceitos e suas funções.
Esses temas devem ser frequentemente abordados nas salas da EJA por ser uma realidade presente na vida dos alunos e infelizmente os mesmos não tem conhecimento.
De acordo com minha área acadêmica , Biologia, eu escolho o texto "Cuidado com o Esqueleto" da página 66 para trabalhar com os alunos visto que é um assunto muito comum no dia a dia das pessoas.
ResponderExcluirEu utilizaria a forma proposta pela EJA para trabalhar que é através de perguntas e questionamentos.Além utilizar cartazes que mostrem o esqueleto e as posições corretas.
1º- Vocês sabem o que é o esqueleto?
2º- Para que ele serve?
3º- De que ele é composto?
4º- Qual a maneira certa de caminhar, sentar, subir uma escada, etc.?
5º- Quais os benefícios de uma postura correta para a sua saúde?
6º- Quais são as doenças decorrentes de um má posição?
7º- Exemplificar ensinando exercícios de alongamento que podem serem feitos em casa.
Amanda Figueira Nunes Santos
De acordo com a munha área acadêmica, Pedagogia, eu escolheria o texto "O Chão e o Pão da página 54 para trabalhar com os alunos.
ResponderExcluirUsaria como forma de proposta pela EJA para trabalhar através de conversas, utilização de cartazes,identificação das vogais e alfabeto,separação de sílabas, significado das palavras, ortografia, a importância da higiene.
1)Quantas estofes e versos possui o texto?
2)Quantas vezes aparece a palavra chão?
3)Conte o número de personagens que apresenta no texto.
4)No texto apresenta diversas raças?
Paulo Adriano e Catharine,
ResponderExcluirgostei muito das ideias de vocês para abordar os textos que mencionaram...
parabéns!
creio que estamos no caminho!
Juci, seja bem-vinda a nossa discussão!
Mas, em relação à proposta por você apresentada, pediria que apontasse questionamentos que favorecessem ou ao processo de alfabetização do aluno através deste texto como:
- que observam de igual entre todas as palavras do texto?
- que palavras se iniciam com a mesma letra?
ou perguntas que propusesse um nível de leitura mais aprofundado tais como:
- de que assunto trata o texto?
- que lição nos apresenta?
advertência:
nesta abordagem não vamos nos ater a questões gramaticais ou de estrutura do
texto, mas a sua leitura e a escrita que se puder propor a partir dele.
Ok?
Um abração!
Josefa