Pessoal,
Estão acompanhando a proposta deste Projeto?
Que maravilha, sem interessar a que área do conhecimento pertencemos, ouvirmos falar sobre como se deve ofertar a disciplina História na EJA a partir de novos paradigmas!
Você gostou?
Você entendeu?
Deixe aqui registrada a sua opinião, a sua contribuição para este profícuo debate!
um abraço a todos!
Profa. Josefa
P.S - Ainda podem postar sua abordagem a um dos textos do livrete, tendo como ponto de partida a leitura e a escrita, mas fundamentados na área do conhecimento em que se situa a sua graduação.
Flaubert Marques da Cruz
ResponderExcluirEstou com problemas com meu computador então escreverei o mínimo possível. Gostei bastante da reflexão sobre o ensino de História para turmas de EJA. Afinal, a memória, que se apresenta como ferramenta básica para a construção da ciência História, é justamente o elemento que nos permite nos identificar-mos e nos tornar-mos de fato cidadãos autónomos.
Recomendo que assistam um documentário de Silvio Tendler chamado "Utopia e Barbárie - história de nossas vidas ou ter 18 anos em 68". É um excelente retrato da política, história e sociedade da segunda metade do século XX, além de dar destaque a ditadura militar no Brasil e nos país do sul do nosso continente.
Flaubert Marques da Cruz
ResponderExcluirAcabei de assistir o tal filme a pouco com meu irmão mais novo. Ele tem 17 anos e duas coisas chamaram mais a atenção dele, a primeira o fato de Lula e Dilma serem personagens do filme, aparecem tanto imagens documentáis como entrevistas com eles, e a segunda uma constatação que ele fez de que as pessoas entrevistadas da geração de 68 terem boa parte deles se transformados em cineastas, reporteres, poetas, teatrólogos etc. Tive3 um pouco de dificuldade para debater com ele sobre uma possível relação entre certo tipode militância política e intervenção artística...
Flaubert,
ResponderExcluirsua participação tem sido sempre muito significativa!
parabéns!
gostaria que tivesse havido mais participações para debatermos sobre este diálogo interdisciplinar.
Não importa a área da nossa formação específica, este diálogo é enriquecedor para todos!!! Não acham?
Isso mesmo Flaubert a memória, indiviual e/ou coletiva é a ferramente principal do conhecimento histórico. Nas turmas da EJA o resgate das memórias é o ponta pé para sucitar vários debates e vivências. Indico um filme muito interessante que relata a construção de uma memória coletiva, Narradores de Javé, vale apena assistir
ResponderExcluirNo último encontro cujo temática foi a História e a EJA deixamos uma atividade para todos, a saber: Elencar atividades que podem sem desenvolvidas em sala de aula envolvendo os conteúdos relacionados a História no seu caderno de texto. Vocês podem postar no blog para socializarmos as experiências.
ResponderExcluirEm caso de dúvida podem enviar email para jmartires@uol.com.br
ResponderExcluirPor ora não deixarei nenhuma sugestão de atividade relacionada a História. Tentarei pensar o quanto antes possível numa sugestão.
ResponderExcluirFlaubert Marques da Cruz
Já assisti a esse filme Narradores de Javé, ele mostra a importância da escrita da história, além de demonstrar que a História pode ser muito interessante e que está próxima da nossa vivência. Professora Josefa, me interessei bastante pelo projeto que está sendo desenvolvido por esse grupo de estudo. Estive presente na primeira reunião, porém por falta de disponibilidade de tempo, a noite, não pude permanecer no projeto. Sou estudante de Pedagogia na UNIT e gostaria muito de participar do seu grupo de pesquisa, existe essa possibilidade? Atualmente estou muito envolvida com a formação de professores para a EJA, inclusive em um projeto de pesquisa.
ResponderExcluirAguardo resposta!
Abraços.
Lais, seja bem-vinda entre nós!
ResponderExcluiro grupo Seppeja se reunirá no próximo semestre a partir de agosto com periodicidade quinzenal. Se tiver interesse, acompanhe a informação a respeito do cronograma de reuniões- 2o semestre - aqui mesmo no blog.
abraço!
Josefa