segunda-feira, 27 de junho de 2011

Leitura e escrita

Olá, pessoal!!

Posso trabalhar leitura e escrita explorando a tirinha abaixo?? Como?

Dê a sua opinião, escreva aqui a sua abordagem!!





Só pra esquentar o SãoPedro,
um abração a todos,

Profª Giselma

7 comentários:

  1. Olá pessoal, fiz uma leitura rápida desse gênero e consegui fazer algumas indagações em relação a ele. Não está numa ordem crescente de informações porque estou com pouco tempo. Mas o que consegui completar ou melhorar postarei assim que der. No mais até sexta feira.
    Segue o questionário:

    Que tipo de texto é esse?
    Quem é o autor dessa tirinha?
    Você conhece outros trabalhos de Maurício de Sousa? Quais?
    Os personagens fazem parte de que raça/cultura?
    O que você sabe sobre a cultura indígena?
    Quais palavras que você conhece são formadas ou derivadas da língua indígena?
    Quais os costumes indígenas que nós “caraíbas” herdamos para o nosso costume?
    Quem são “os caraíbas”?
    O que é progresso?
    Como a figura do último quadro está relacionada com o progresso?
    Como o progresso dos “caraíbas” está afetando o meio ambiente?
    Você já ouviu falar sobre desenvolvimento sustentável?
    O que é desmatamento?
    O que é aquecimento global?
    Além do desmatamento, quais outras formas de progresso dos “caraíbas” causam prejuízos ao meio ambiente?
    De que forma nós “caraíbas” podemos ajudar o meio ambiente?

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Catharine, é por ái mesmo.
    Quem se atreve a aprofundar os questionamentos feitos pela colega??

    um abraço,
    Profa. Giselma

    ResponderExcluir
  3. Flaubert Marques da Cruz


    Povos e sociedades diferentes dão diversos nomes aos mesmos objetos, seres e fenômenos? Porque isso ocorre? Será que existe um nome certo para cada coisa, ou os nomes são dados de forma aleatória? Será que os nomes dados aos objetos e sujeitos guardam o significado desses mesmos objetos? As letras, os símbolos gráficos que utilizamos para escrever os nomes tem alguma relação com os próprios objetos? Como as línguas são formadas? O que diferencia uma língua das outras? Como as línguas são formadas? As línguas em sua diversidade aproximam ou afastam os povos? Existem maneiras de aproximar e possibilitar a comunicação entre povos de línguas diferentes? Qual era a língua dos índios? Porque no nosso país falamos “português” e não uma língua nativa (indígena)? Porque alguns países tais como Portugal, Alemanha, Japão, França, Inglaterra etc., falam suas próprias línguas e outros tais com o Brasil, os Estados Unidos, a Argentina, a África do Sul etc. falam línguas de outros povos? O que isso pode evidenciar sobre a História da formação desses povos e nações? Porque algumas sociedades possuem línguas próprias, tais como os Ianomâmis, mas esses não possuem um país próprio?

    ResponderExcluir
  4. Paulo Adriano Santos Silva30 de junho de 2011 às 17:33

    Paulo Adriano (Geografia)
    Olá pessoal, tudo bem?

    Na tirinha acima poderíamos trabalhar a leitura e escrita tanto de forma "simples",para séries iniciais da EJA, quanto de forma mais aprofundada, para séries mais avançadas.
    Com base no texto proposto, comecaríamos a aula observando as características dos personagens, e do ambiente, e posteriormente, ao sabermos que estríamos tratando de índios tantaríamos ler o texto e interpretá-lo.
    Para séries iniciais eu faria um levantamento histórico e geográfico, baseando-se no tempo e no espaço para explicar a "origem" do termo índio e seu momento atual no Brasil. Após a explicação, iria propôr um exerçício com as seguintes perguntas:
    Você já viu um índio?
    Em que ano o Brasil foi descoberto?
    Quem criou o termo índio?
    Por que os índios tem esse nome?
    Cite um exemplo de atividade dos índios na agricultura:
    Onde os índios moram e dormem?
    Você já ouviu falar em alguma tribo indígena?
    Quais são os instrumentos utilizados pelos índios nas atividades?
    Que tipo de atividade os índios praticam?



    Para séries mais avançadas o interessante seria fazer um levantamento histórico,localizar geográficamente nas regiões brasileiras as tribos, e trabalhar temas como a linguagem, a culinária, rituais, mitos, órgãos como a FUNAI, e vários temas mais aprofundados, respeitando sempre a realidade dos alunos.
    A atividade proposta seria a seguinte:
    Por que os povos indígenas receberam essa denominação?
    Em que atividades os índios serviam de mão-de-obra para os portugueses?
    Cite um exemplo de tribo indígena no nosso país.
    Onde se localiza a maior concentração de índios no nosso país?
    Quais os principais costumes dos índios?
    O que nós herdamos da cultura indígena?
    Qual o órgão responsável em defender os direitos dos indios?
    Onde se localiza a tribo de índios no nosso estado?
    Cite algumas palavras da língua indígena.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, venho completar a minha abordagem sobre o trabalho com essa tirinha:
    Uma das perguntas lá em cima fala sobre as palavras derivadas da língua indígena que eles conhecem. Então a partir dela poderemos fazer um estudo sobre cultura e identidade sergipana através dos nomes de lugares do Estado que derivam da língua indígena, como por exemplo "Aracaju", "Sergipe", "Itaporanga", "Itabaiana", "Itabi", "Xingó", "Poxim", e outras.
    E a partir dos nomes faríamos um estudo interdisciplinar sobre história, geografia, enfim.
    Deixo aí a minha contribuição.

    ResponderExcluir
  6. Jucicleide (Pedagogia)

    Na tirinha acima poderíamos trabalhar a leitura e a escrita simples para séries iniciais da EJA.
    A atividade proposta seria, a seguinte:
    1- Quem é o autor dessa tirinha?
    2- Quantas vezes aparece a palavra caraíbas?
    3- Quem são os caraíbas?
    4- Você já viu um índio?
    5- Qual a atividade que os índios praticam?
    6- Você já ouviu falar em alguma tribo indígena?
    7- De que os índios se alimentam?
    8- Onde os índios dormem e morram?
    9- Quais os principais costumes dos índios?
    10- O que é progresso?

    ResponderExcluir