Olá pessoal, fiz uma leitura rápida desse gênero e consegui fazer algumas indagações em relação a ele. Não está numa ordem crescente de informações porque estou com pouco tempo. Mas o que consegui completar ou melhorar postarei assim que der. No mais até sexta feira. Segue o questionário:
Que tipo de texto é esse? Quem é o autor dessa tirinha? Você conhece outros trabalhos de Maurício de Sousa? Quais? Os personagens fazem parte de que raça/cultura? O que você sabe sobre a cultura indígena? Quais palavras que você conhece são formadas ou derivadas da língua indígena? Quais os costumes indígenas que nós “caraíbas” herdamos para o nosso costume? Quem são “os caraíbas”? O que é progresso? Como a figura do último quadro está relacionada com o progresso? Como o progresso dos “caraíbas” está afetando o meio ambiente? Você já ouviu falar sobre desenvolvimento sustentável? O que é desmatamento? O que é aquecimento global? Além do desmatamento, quais outras formas de progresso dos “caraíbas” causam prejuízos ao meio ambiente? De que forma nós “caraíbas” podemos ajudar o meio ambiente?
Povos e sociedades diferentes dão diversos nomes aos mesmos objetos, seres e fenômenos? Porque isso ocorre? Será que existe um nome certo para cada coisa, ou os nomes são dados de forma aleatória? Será que os nomes dados aos objetos e sujeitos guardam o significado desses mesmos objetos? As letras, os símbolos gráficos que utilizamos para escrever os nomes tem alguma relação com os próprios objetos? Como as línguas são formadas? O que diferencia uma língua das outras? Como as línguas são formadas? As línguas em sua diversidade aproximam ou afastam os povos? Existem maneiras de aproximar e possibilitar a comunicação entre povos de línguas diferentes? Qual era a língua dos índios? Porque no nosso país falamos “português” e não uma língua nativa (indígena)? Porque alguns países tais como Portugal, Alemanha, Japão, França, Inglaterra etc., falam suas próprias línguas e outros tais com o Brasil, os Estados Unidos, a Argentina, a África do Sul etc. falam línguas de outros povos? O que isso pode evidenciar sobre a História da formação desses povos e nações? Porque algumas sociedades possuem línguas próprias, tais como os Ianomâmis, mas esses não possuem um país próprio?
Na tirinha acima poderíamos trabalhar a leitura e escrita tanto de forma "simples",para séries iniciais da EJA, quanto de forma mais aprofundada, para séries mais avançadas. Com base no texto proposto, comecaríamos a aula observando as características dos personagens, e do ambiente, e posteriormente, ao sabermos que estríamos tratando de índios tantaríamos ler o texto e interpretá-lo. Para séries iniciais eu faria um levantamento histórico e geográfico, baseando-se no tempo e no espaço para explicar a "origem" do termo índio e seu momento atual no Brasil. Após a explicação, iria propôr um exerçício com as seguintes perguntas: Você já viu um índio? Em que ano o Brasil foi descoberto? Quem criou o termo índio? Por que os índios tem esse nome? Cite um exemplo de atividade dos índios na agricultura: Onde os índios moram e dormem? Você já ouviu falar em alguma tribo indígena? Quais são os instrumentos utilizados pelos índios nas atividades? Que tipo de atividade os índios praticam?
Para séries mais avançadas o interessante seria fazer um levantamento histórico,localizar geográficamente nas regiões brasileiras as tribos, e trabalhar temas como a linguagem, a culinária, rituais, mitos, órgãos como a FUNAI, e vários temas mais aprofundados, respeitando sempre a realidade dos alunos. A atividade proposta seria a seguinte: Por que os povos indígenas receberam essa denominação? Em que atividades os índios serviam de mão-de-obra para os portugueses? Cite um exemplo de tribo indígena no nosso país. Onde se localiza a maior concentração de índios no nosso país? Quais os principais costumes dos índios? O que nós herdamos da cultura indígena? Qual o órgão responsável em defender os direitos dos indios? Onde se localiza a tribo de índios no nosso estado? Cite algumas palavras da língua indígena.
Olá pessoal, venho completar a minha abordagem sobre o trabalho com essa tirinha: Uma das perguntas lá em cima fala sobre as palavras derivadas da língua indígena que eles conhecem. Então a partir dela poderemos fazer um estudo sobre cultura e identidade sergipana através dos nomes de lugares do Estado que derivam da língua indígena, como por exemplo "Aracaju", "Sergipe", "Itaporanga", "Itabaiana", "Itabi", "Xingó", "Poxim", e outras. E a partir dos nomes faríamos um estudo interdisciplinar sobre história, geografia, enfim. Deixo aí a minha contribuição.
Na tirinha acima poderíamos trabalhar a leitura e a escrita simples para séries iniciais da EJA. A atividade proposta seria, a seguinte: 1- Quem é o autor dessa tirinha? 2- Quantas vezes aparece a palavra caraíbas? 3- Quem são os caraíbas? 4- Você já viu um índio? 5- Qual a atividade que os índios praticam? 6- Você já ouviu falar em alguma tribo indígena? 7- De que os índios se alimentam? 8- Onde os índios dormem e morram? 9- Quais os principais costumes dos índios? 10- O que é progresso?
Olá pessoal, fiz uma leitura rápida desse gênero e consegui fazer algumas indagações em relação a ele. Não está numa ordem crescente de informações porque estou com pouco tempo. Mas o que consegui completar ou melhorar postarei assim que der. No mais até sexta feira.
ResponderExcluirSegue o questionário:
Que tipo de texto é esse?
Quem é o autor dessa tirinha?
Você conhece outros trabalhos de Maurício de Sousa? Quais?
Os personagens fazem parte de que raça/cultura?
O que você sabe sobre a cultura indígena?
Quais palavras que você conhece são formadas ou derivadas da língua indígena?
Quais os costumes indígenas que nós “caraíbas” herdamos para o nosso costume?
Quem são “os caraíbas”?
O que é progresso?
Como a figura do último quadro está relacionada com o progresso?
Como o progresso dos “caraíbas” está afetando o meio ambiente?
Você já ouviu falar sobre desenvolvimento sustentável?
O que é desmatamento?
O que é aquecimento global?
Além do desmatamento, quais outras formas de progresso dos “caraíbas” causam prejuízos ao meio ambiente?
De que forma nós “caraíbas” podemos ajudar o meio ambiente?
Muito bem, Catharine, é por ái mesmo.
ResponderExcluirQuem se atreve a aprofundar os questionamentos feitos pela colega??
um abraço,
Profa. Giselma
Flaubert Marques da Cruz
ResponderExcluirPovos e sociedades diferentes dão diversos nomes aos mesmos objetos, seres e fenômenos? Porque isso ocorre? Será que existe um nome certo para cada coisa, ou os nomes são dados de forma aleatória? Será que os nomes dados aos objetos e sujeitos guardam o significado desses mesmos objetos? As letras, os símbolos gráficos que utilizamos para escrever os nomes tem alguma relação com os próprios objetos? Como as línguas são formadas? O que diferencia uma língua das outras? Como as línguas são formadas? As línguas em sua diversidade aproximam ou afastam os povos? Existem maneiras de aproximar e possibilitar a comunicação entre povos de línguas diferentes? Qual era a língua dos índios? Porque no nosso país falamos “português” e não uma língua nativa (indígena)? Porque alguns países tais como Portugal, Alemanha, Japão, França, Inglaterra etc., falam suas próprias línguas e outros tais com o Brasil, os Estados Unidos, a Argentina, a África do Sul etc. falam línguas de outros povos? O que isso pode evidenciar sobre a História da formação desses povos e nações? Porque algumas sociedades possuem línguas próprias, tais como os Ianomâmis, mas esses não possuem um país próprio?
Paulo Adriano (Geografia)
ResponderExcluirOlá pessoal, tudo bem?
Na tirinha acima poderíamos trabalhar a leitura e escrita tanto de forma "simples",para séries iniciais da EJA, quanto de forma mais aprofundada, para séries mais avançadas.
Com base no texto proposto, comecaríamos a aula observando as características dos personagens, e do ambiente, e posteriormente, ao sabermos que estríamos tratando de índios tantaríamos ler o texto e interpretá-lo.
Para séries iniciais eu faria um levantamento histórico e geográfico, baseando-se no tempo e no espaço para explicar a "origem" do termo índio e seu momento atual no Brasil. Após a explicação, iria propôr um exerçício com as seguintes perguntas:
Você já viu um índio?
Em que ano o Brasil foi descoberto?
Quem criou o termo índio?
Por que os índios tem esse nome?
Cite um exemplo de atividade dos índios na agricultura:
Onde os índios moram e dormem?
Você já ouviu falar em alguma tribo indígena?
Quais são os instrumentos utilizados pelos índios nas atividades?
Que tipo de atividade os índios praticam?
Para séries mais avançadas o interessante seria fazer um levantamento histórico,localizar geográficamente nas regiões brasileiras as tribos, e trabalhar temas como a linguagem, a culinária, rituais, mitos, órgãos como a FUNAI, e vários temas mais aprofundados, respeitando sempre a realidade dos alunos.
A atividade proposta seria a seguinte:
Por que os povos indígenas receberam essa denominação?
Em que atividades os índios serviam de mão-de-obra para os portugueses?
Cite um exemplo de tribo indígena no nosso país.
Onde se localiza a maior concentração de índios no nosso país?
Quais os principais costumes dos índios?
O que nós herdamos da cultura indígena?
Qual o órgão responsável em defender os direitos dos indios?
Onde se localiza a tribo de índios no nosso estado?
Cite algumas palavras da língua indígena.
Olá pessoal, venho completar a minha abordagem sobre o trabalho com essa tirinha:
ResponderExcluirUma das perguntas lá em cima fala sobre as palavras derivadas da língua indígena que eles conhecem. Então a partir dela poderemos fazer um estudo sobre cultura e identidade sergipana através dos nomes de lugares do Estado que derivam da língua indígena, como por exemplo "Aracaju", "Sergipe", "Itaporanga", "Itabaiana", "Itabi", "Xingó", "Poxim", e outras.
E a partir dos nomes faríamos um estudo interdisciplinar sobre história, geografia, enfim.
Deixo aí a minha contribuição.
Jucicleide (Pedagogia)
ResponderExcluirNa tirinha acima poderíamos trabalhar a leitura e a escrita simples para séries iniciais da EJA.
A atividade proposta seria, a seguinte:
1- Quem é o autor dessa tirinha?
2- Quantas vezes aparece a palavra caraíbas?
3- Quem são os caraíbas?
4- Você já viu um índio?
5- Qual a atividade que os índios praticam?
6- Você já ouviu falar em alguma tribo indígena?
7- De que os índios se alimentam?
8- Onde os índios dormem e morram?
9- Quais os principais costumes dos índios?
10- O que é progresso?
Quem são os caraibas?
Excluir