quarta-feira, 29 de junho de 2011

DESAFIOS DE IDENTIDADE CULTURAL





Cite o que conhece:



a) da poesia sergipana -



b) da música sergipana -


Participem deste desafio!







10 comentários:

  1. Poesia:
    João Sapateiro
    Emerson Maciel
    João Firmino Cabral
    José Antônio dos Santos

    Música:
    Amorosa
    Zé Rozendo e Marluce
    João da Passarada
    Clemilda
    Antônio Carlos do Aracaju
    Chico Queiroga e Antônio Rogério

    ResponderExcluir
  2. Poesia:
    Hermes Fontes
    Tobias Barreto
    Silvio Romero

    ResponderExcluir
  3. Conheço muito pouco obre o lugar em que moro. Raramente saiu de casa. Minha vida se limita a UFS, basicamente. Sei mais sobre a Flaubert Marques da Cruz


    Grécia dos séculos IV e V, ou sobre as avenidas de Nova York, ou sobre a França pré-revolucionário, ou, ainda, sobre a Rússia do início do século XX do que sobre meu estado. Conheço pouquíssimos autores ou artistas sergipanos. Passo mais tempo com autores americanos, franceses ou alemães do que junto de nossas letras. Não teria muito o que dizer sobre Sergipe.

    ResponderExcluir
  4. Flaubert Marques da Cruz


    Conheço muito pouco obre o lugar em que moro. Raramente saiu de casa. Minha vida se limita a UFS, basicamente. Sei mais sobre a Grécia dos séculos IV e V, ou sobre as avenidas de Nova York, ou sobre a França pré-revolucionário, ou, ainda, sobre a Rússia do início do século XX do que sobre meu estado. Conheço pouquíssimos autores ou artistas sergipanos. Passo mais tempo com autores americanos, franceses ou alemães do que junto de nossas letras. Não teria muito o que dizer sobre Sergipe.

    ResponderExcluir
  5. Quando será nossa próxima reunião? Não prestei atenção a isso... Não sei quando será a próxima sexta na qual deveremos nos reunir...

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante a iniciativa de trabalhar os municípios do estado de Sergipe numa perspectiva interdiciplinar. Levando em consideração os aspectos regionais, dando ênfase a cultura musical e poética, eu trabalharia na sala de aula da E.J.A um cantor e poeta oriundo do município de Graccho Cardoso, localizado à 118 Km da capital Aracaju, Sergival, conhecido popularmente por seu forró do caçuá.
    Meu material de trabalho seria um cordel que aborda a poesia de forma simplória a cultura nordestina, tema que poderia ser trabalhado tanto na escrita quanto na leitura da EJA.
    Elaboraria no final da aula um pequeno questionário com perguntas se referindo ao tema abordado.
    Poderia também ressaltar outros tantos poetas e cantores sergipanos.

    Grato, Paulo Adriano

    ResponderExcluir
  7. Amanda Figueira Nunes Santos1 de julho de 2011 às 10:17

    Conheço pouco da nossa cultura , fato que é muito comum entre os sergipanos que tem um interesse maior pela cultura de outras regiões.

    Tenho conhecimento da poesia de Silvio Romero, Tobias Barreto e Garcia rosa. Na música conheço um pouco mais posso citar Erivaldo de Carira,Clemilda, Chico Queiroga, Antonio Rogerio, Banda Alapada.

    Amanda Figueira Nunes Santos

    ResponderExcluir
  8. Não conheço muito sobre a cultura se Sergipe mesmo tendo morado toda a minha vida aqui. Considero isso uma grande falha, pois se nós cidadãos sergipanos não dermos importância para a nossa cultura, quem dará? E cientes disso, cabe a nós tentarmos reparar essa falha e procurar conhecer as coisas belas existentes na nossa terra, que vão além da música e da poesia, pois há também os artesanatos, as danças e os cordéis. Que são mais comuns aqui na cidade de Estância, onde moro. Acredito que se cada um de nós aprendermos um pouco da nossa cultura e partilharmos esses conhecimentos o debate rende muito mais, não só entre nós mais também com os alunos da EJA. Creio que a geração desse debate em uma aula da EJA seria muito importante para enriquecermos o nosso conhecimento sobre a cultura sergipana.Além de deixar a aula mais divertida e criativa.


    Vanessa Cristina Libório Santos

    ResponderExcluir
  9. Flaubert Marques da Cruz


    Olá, camaradas, desculpe por ter faltado a ultima reunião.
    Aproveitando o tema da discussão do blog dos últimos dias, gostaria de dicas bibliográficas sobre cultura, literatura e História sergipana.
    Só para retornar àquela antiga discussão, hoje a tarde estava lendo um pequeno texto sobre Guimarães Rosa e havia lá uma citação do autor famoso que dizia mais ou menos o seguinte... “a língua e eu somos um casal de amantes que juntos procriam apaixonadamente, mas a quem até hoje foi negada a bênção eclesiástica e científica”.

    ResponderExcluir
  10. Conheço pouco da nossa cultura, tenho conhecimento da poesia de Silvio Romero, Hermes Fontes e Tobias Barreto e na música conheço um pouco mais, então cito Rogério, Amorosa, Erivaldo de Carira, Clemilda, Antônio Carlos do Aracaju, Zé Rosendo e Marluce e Chico Queiroga.

    Jucicleide (Pedagogia)

    ResponderExcluir