Já se encontram disponíveis os trabalhos apresentados no I Seminário para a Formação Docente em EJA:
* A pedagogia intercultural e a Educação de Jovens e Adultos
Ementa:
As várias acepções para Educação para a Diversidade (contexto mundial, nacional e local); papel do professor na construção de um novo paradigma educacional; as competências interculturais; a identidade cultural e a EJA.
* A história e a memória na construção da identidade dos sujeitos da EJA
Ementa:
A história e a memória na produção e resignificação da identidade individual e coletiva. O passado, o presente e o futuro como significação da existência em que a reapropriação do passado estabelece no presente um elo com o futuro. Narrativas históricas ou práticas de memória como dois dos elementos que empoderam os sujeitos para viver nesse mundo, encontrando nelas, entre outras coisas, uma significação para a existencialidade dos educandos de EJA. Resgate da história e da memória dos educandos, o que lhes possibilita empoderar-se ao se reconhecerem sujeitos com identidades historicamente produzidas.
* Abordagem interdisciplinar a partir das Ciências Naturais na EJA
Ementa:
Importância da interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem; Apresentar novas práticas que promovam uma tomada de consciência e conseqüente mudança no modo de compreender e fazer educação; Informações gerais sobre os diversos tipos de parasitoses intestinais, principalmente aquelas causadas por helmintos; Aspectos da morfologia de cada espécie de helminto; mecanismos de transmissão; principais sintomas; medidas de prevenção.
* Práticas de leitura sob a perspectiva discursivo-textual na EJA
Ementa:
Questionamentos sobre leitura, no tocante à importância, ao espaço que ela ocupa na sala de aula e à forma como é desenvolvida. Análise do Discurso e Lingüística Textual: breve descrição. Da leitura decodificadora à leitura crítica: uma reflexão prática. Gêneros e tipos textuais na sala de aula. Análise de textos verbais e não verbais, sob a perspectiva discursivo-textual, a partir do uso de variados gêneros e tipos textuais, considerando a proposta dos PCNs.
* A presença da cultura popular na Educação de Jovens e Adultos
Ementa:
A cultura nordestina – influências; A riqueza cultural nordestina; expressões culturais e contexto escolar nordestino.
* As TIC'S - Tecnologias da Informação e da Comunicação e a formação dos Professores para a EJA: abordagens e metodologias
Ementa:
A revolução da informática e as novas demandas ao contexto educacional. Exigências à formação do Professor na Era Tecnoglobal: didática pedagógica, competência para analisar aspectos cognitivos, sociais, culturais e econômicos do educando. Reinvenção do Currículo à luz das novas mídias. As TIC’s e a Educação de Jovens e Adultos: competências necessárias.
* Metodologias Aplicadas ao Ensino da Educação de Jovens e Adultos
Ementa:
Método de Ensino. Metodologias de ensino, articuladas às concepções, princípios e interfaces da Educação de Jovens e Adultos. O método de projetos. Projetos didáticos, numa perspectiva interdisciplinar e de integração entre tema gerador, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação.
PEÇA POR E-MAIL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário